Entrevista com o Vice-Prefeito de Óbidos Every Aquino

Entrevista com o Vice-Prefeito de Óbidos Every Aquino

O Vice-Prefeito de Óbidos, Every Aquino, assumiu temporariamente a Prefeitura de Óbidos, nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, e ficará no cargo até o dia 29 de novembro, segundo Ofício nº fício nº 1025/2016. Conversamos com Every Aquino sobre a situação da Prefeitura de Óbidos e os encaminhamentos para resolver os problemas neste curto espaço de tempo a frente da Prefeitura. A seguir um resumo da entrevista com Every e no final o áudio completo da entrevista.

Obidos.Net.Br: O Sr. assume a Prefeitura de Óbidos esta semana em um momento muito difícil para o Município, salários atrasados, servidores em greve, ocupação da prefeitura, ruas cheias de lixo, entre outras coisas. Gostaríamos que o Sr. falasse sobre os seguintes assuntos referente a gestão municipal:

Obidos.Net.Br: Como está o pagamento dos servidores? Vai dar pra pagar todos os passivos atrasados?

Inicialmente Every informou que está em tratamento de saúde e está com atestado médico, mas que devido a gravidade do momento da Prefeitura, resolveu assumir para encaminhar e tentar apaziguar os ânimos.

Every:  A notícias que nós ouvimos a respeito de que o pagamento de julho e agosto estavam sendo sanado, eu gostaria que realmente tivesse acontecido, para que a gente começasse a pagar setembro e outubro, mais infelizmente não foi concluído o pagamento de julho e agosto. Amanhã (hoje) ainda vamos verificar o que foi pago realmente de julho e agosto, porque ainda tem um remanescente considerável desses meses.

Quanto ao desbloqueio de recursos

Every:  Hoje, a informação que nós temos é que possivelmente serão desbloqueados cerca de 400 mil reais, mas pra que esse desbloqueio seja feito, precisa ser pago duas quotas que levaram a esse bloqueio, diminuindo essas duas cotas, deveremos estar recebendo algo em tono de 360 mil reais, espero que venha esses recursos. Com isso a gente vai dando seguimento a esses pagamentos, não temos recursos para dizer que vamos liquidar isso de imediato. Com esse desbloqueio deve acarretar que nos próximos repasses, a gente não tenha recursos bloqueados, com isso vai dar para ir equalizando essa situação, pois o passivo é muito grande....Eu espero que o gestor titular logo retorne ao município para que ele dê seguimento a isso, e penso eu, o que deve ser perseguido de forma incisiva pela administração, e deixar a administração zerada na questão de pagamento de servidores, para que o próximo gestor possa dar início aos seus trabalhos não tendo que arcar com pagamento anteriores.

Obidos.Net.Br: Quanto a questão do lixo?

 Every: A cidade está extremamente feia com tanto lixo armazenado por nossas ruas, alguns pontos estão críticos. Isso está sendo verificado, inclusive discutido a equipe de servidores que estão reivindicando seus direitos salariais, estamos conversando com eles, há uma boa vontade dos servidores da infraestrutura em colaborar nesse sentido. Evidente que essa colaboração, dependerá de nosso esforço também em pagar esses passivos salarial deles. E também, temos que adotar algumas providências, pois eles não podem ir para a rua desprotegidos. Já vimos a questão do combustível, vamos abastecer três caçambas, vamos colocar a retroescavadeira com a pá mecânica que vai agilizar na coleta desse lixo, e no máximo quarta-feira eu quero colocar na rua as três caçambas da prefeitura para fazer a coleta de lixo, para minimizar o problema na cidade de Óbidos.

Obidos.Net.Br: Quanto ao diálogo com a categoria que está ocupando a Prefeitura, o Sr. conversou com eles?

Every informou que já teve uma conversa com eles no sábado e que prestou a sua solidariedade a eles, por entender que salário é salário e comentou: “Nós não temos a corresponsabilidade na medida em que nós não participamos da atual administração, apesar de sermos vice-prefeito. Isso foi uma decisão que eu adotei, mas tornei pública, porque fui até a Câmara Municipal de Óbidos, fiz um pronunciamento, disse das motivações, apresentei documentação daquilo que realmente não estava de acordo com que uma gestão minimamente proba. Eu não poderia concordar com todas aquelas situações .... (áudio).

Obidos.Net.Br: Quanto ao pagamento dos fornecedores da Prefeitura, está em dia?

Every: O Momento é extremamente crítico e estamos priorizando o pagamento daqueles serviços que não possam paralisar, mais ainda do que já estão paralisados, como a questão do combustível para colocar os carros nas ruas para a coleta de lixo. A questão da internet, que hoje é imprescindível, pois você não consegue administrar se você não tiver a internet a sua disposição, é uma negociação que está sendo feita. São os serviços extremamente essenciais que estamos mantendo ... Esperamos que com a não retenção de recursos, do que sobrar do FPM, possamos cumprir com os compromisso financeiros com os fornecedores.

Obidos.Net.Br: Qual a real situação financeira hoje do Município?

Every: Se você me perguntasse quanto tem em conta, iria dizer que estão praticamente zeradas todas as contas. A gente espera esse desbloqueio! A situação financeira é crítica, pela situação que estamos vivenciando. O porquê disso daí é uma outra questão que demandaria um bom tempo, talvez uma auditoria extremamente competente que pudesse identificar qual é o foco dessa questão financeira do Município ter ficado tão crítica quanto está. Mais uma delas posso te assegurar com certeza, que foi o excesso de contratação de temporários, que contribuiu e muito para essa situação....(áudio)

Obidos.Net.Br: Se por acaso o prefeito viesse a desistir do cargo, você assumiria a prefeitura até final do ano?

Every: Do ponto de vista legal eu não posso dar outra resposta se não dizer que eu teria que assumir, a menos que eu tivesse que me afastar por uma questão de saúde... Mas não acredito que essa possibilidade seja real. Eu acho que o gestor se ausentou realmente para efetuar o desbloqueio de recursos e fazer essa negociação junto a Receita Federal. A informação que a gente tem é que em Belém ele tenta fechar convênios... Acho que ele retorna sim, e após essa viagem, ele deve encerrar o seu mandado, como ele disse, ele quer entregar a chave ao próximo gestor, e espero que assim seja.

Óbidos.Net.Br: Suas considerações finais!

Every: Eu espero que nesses dias que o gestor municipal está ausente e que a gente está a frente da administração, que a gente possa dar os melhores encaminhamentos para essas questões. Não estamos adotando medidas autoritárias e sectárias, estamos discutindo e chamando os secretários, vendo a real situação, o que pode ser feito e de que maneira a gente pode equacionar todos esses problemas....

Escute o áudio na integra:

Download
Name
Play
download
Every Aquino

www.obidos.net.br

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS