Secretária de Educação fala sobre as três escolas que não iniciaram o ano letivo de 2017

Secretária de Educação fala sobre as três escolas que não iniciaram o ano letivo de 2017

As aulas para os alunos da Rede Municipal de Educação de Óbidos iniciaram no dia 06 de março, entretanto, até o momento as aulas ainda não começaram para os alunos de três escolas: Felipe Patroni, Frei Edmundo e Irmã Firmina. Referente a isso, a Secretária de Educação, Ananilva Pereira, concedeu uma entrevista dando esclarecimento sobre o motivo dessas escolas ainda não terem iniciado o ano letivo de 2017, entre outros assuntos. Fizemos um resumo dos principais pontos abordados:

Quanto a Escolas Frei Edmundo

- Segundo a Secretária de Educação, a escola Frei Edmundo teve um problema em sua parte estrutural de banheiros e algumas salas de aulas em 2016, e para iniciar as aulas precisaria passar por algumas reformas. Assim, os serviços estão sendo executados e em fase de conclusão, com a previsão de início das aulas para o dia 03 de abril.

Quanto a Escola Irmã Firmina

- Ananilva informou que houve um processo de interdição em função de abalos que a escola sofreu em 2015, os alunos voltaram em 2016, entretanto tinha recomendações do Corpo de Bombeiro, considerando o laudo que foi feito há época. A secretária informou que dia 23 estará sendo iniciada as obras de adaptação recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, e de acordo com a empresa que fará o serviço, levarão de 15 a 20 dias. Informou que as aulas começarão em abril, assim que terminar a obra, mais não definiu uma data para o início das aulas nessa escola.

Quanto ao Felipe Patroni

- Segundo Ananilva, os problemas na Escola Felipe Patroni são históricos e cada ano que passa a situação se agrava. O problema principal é com relação ao telhado. Os engenheiros da Prefeitura emitiram um laudo recomendando que a escola não fosse utilizada, considerando os riscos que as pessoas estariam correndo, por conta do comprometimento das suas estruturas. Com a interdição da escola, foi pensado um espaço para o funcionamento da escola e um desses espaços seria a antiga Escola São José, no espaço que não está interditado. Entretanto, por conta dos entraves burocráticos, quanto a devolução do prédio para as Irmãs, pelo Governos do Estado, não foi possível fechar um acordo no momento.

Quanto ao início das aulas para os alunos da Escola Felipe Patroni, Ananilva informou que irão iniciar no dia 03 de abril, sendo que os alunos serão redistribuídos para as escolas: São Francisco, Valente do Couto e Inglês de Souza, com adequação dos horários.

Quanto a merenda escolar

- Segundo informou a Secretária, foi aditivado o convênio com os fornecedores antigos e que em breve será feito nova licitação. Comentou que o depósito foi atingido por uma árvore e afetou o telhado, com isso houve infiltração em alguns locais, que será reparado para receber os alimentos. Disse que em breve estarão recebendo novos produtos e pra semana que vem irá começar a distribuição da merenda para as escola.

Referente ao vencimento produtos da merenda escolar, Ananilva informou que quando a nova gestora assumiu foi feito um levantamento geral no depósito e nas escolas, referente ao vencimento dos produtos da merenda, e foi constatado que alguns produtos estavam vencidos, os quais foram separados e avaliados pela Vigilância Sanitária, que recolheu os produtos e realizará os descartes desses produtos, conforme determina a legislação.

Quanto ao transporte escolar

- Foi informado que existes três ônibus rodando, atendendo a dois polos e o ônibus da educação especial que está atendendo na cidade. Foi redefinido as rotas para o ano de 2017, foi feito um aditivo com empresa que estava prestando o serviço, até que se feche todo o processo de licitação do transporte escolar que já está em andamento, isso para a Terra Firme.

Quanto as Lanchas para Transportes de Alunos, Ananilva comentou: “As lanchas estão todas paradas, estamos num processo de regularização, na questão da adequação, manutenção e da parte de documentação também”.

www.chupaosso.com.br

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS