Prefeito de Óbidos reúne com famílias que invadiram terreno do Distrito Industrial

Prefeito de Óbidos reúne com famílias que invadiram terreno do Distrito Industrial

Mais de 100 famílias invadiram os terrenos que foram destinados para empresas construírem os seus empreendimentos. 

O prefeito de Óbidos, no oeste do Pará, Chico Alfaia, reuniu na manhã de quarta-feira (31), com parte das famílias que ocuparam os terrenos na área industrial da cidade. A ocupação da região localizada as proximidades da PA – 254, vem ocorrendo lentamente deste 2015. Na última semana um novo lote foi ocupado e o caso gerou polêmica após pessoas não autorizadas veicularem a informação de que a invasão teria sido autorizada pelo gestor municipal.

Os terrenos ocupados pertencem a empresas que adquiriram os lotes com o compromisso de levar seus empreendimentos para a área. Como a maioria dos proprietários não cumpriram com a exigência da lei que criou o distrito em 2009, a invasão a dois anos foi ganhando proporção ao longo do tempo, e centenas de casas e barracos foram construídos. 

Alfaia foi até o local dialogar com um grupo de representantes das famílias ocupante, e na oportunidade afirmou que não autorizou nenhuma ocupação. O encontro marcou o início das negociações entre os invasores e o poder público para a solução do problema. “A conversa foi muito proveitosa. Foi formado uma comissão de negociação para que a secretaria de desenvolvimento social cadastre essas pessoas que estão aqui, pra gente ver quais são as pessoas que realmente necessitam de uma moradia, e a partir daí iniciar o processo de urbanização da área. Se for preciso, criaremos leis para isso e desapropriaremos terras, pra que essas pessoas sejam assentadas”, disse o prefeito Chico Alfaia.

Acompanhado de servidores do Setor de Terras da prefeitura de Óbidos, o chefe do Executivo averiguou a dimensão da área ocupada, e determinou que seja feito um projeto para o ordenamento do local.

Chico garantiu que irá dialogar com toda as partes envolvidas no caso, para verificar a melhor forma de solucionar o impasse. “As soluções têm que ser construídas. Essas soluções serão encontradas pela prefeitura em conjunto com a comissão de moradores e a Câmara de Vereadores de Óbidos. A partir daí nós encontraremos as soluções para esse impasse”, enfatizou Alfaia.

Durante o encontro, foram estipulados prazos para que a comissão que representa os invasores, poder Executivo e Legislativo, apresentem as primeiras medidas que deverão ser tomadas a partir dos acordos firmados entre os moradores e o gestor municipal.

Para Vanilson Benedito, a decisão de se criar uma mesa permanente de negociação entre as partes envolvidas, é um grande passo para a solução do problema. O autônomo que ocupa um dos lotes da área industrial desde 2015, diz que a falta de interesse das gestões passadas, colaborou para que houvesse novas invasões no distrito. “Nunca tivemos da parte dos nossos representantes o interesse de solucionar isso aqui. Procuramos várias vezes o prefeito passado e os vereadores pra conversar e nunca recebemos a atenção devida. Estamos confiantes que a vinda do prefeito Chico e as propostas que ele nos apresentou aqui, vão acabar com esse problema”, afirmou.

As famílias que ocuparam o distrito garantiram que vão monitorar as pessoas que estão loteando os terrenos, para evitar que haja a comercialização clandestina dos lotes demarcados. “Nós já fazíamos isso, mas agora vamos redobrar essa atenção. Se o governo tem o interesse de nos ajudar, nós temos que evitar que isso aconteça, porque aí vão achar que todo mundo tá envolvido nisso, e não é. Tem gente aqui que não tem onde morar e precisa muito de um pedaço de terra”, finalizou Vanilson.

 FONTE: ASCOM/PMO

Por: Érique Figueirêdo –Fotos: Mauro Pantoja

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar