Ministério da Integração destina mais de 400 mil em ajuda humanitária para Óbidos

Ministério da Integração destina mais de 400 mil em ajuda humanitária para Óbidos

 

Após ter os dois decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional, o prefeito do município de Óbidos, no oeste do Pará, Chico Alfaia, recebeu oficialmente do ministro Helder Barbalho a ajuda humanitária assegurada - após o reconhecimento do Governo Federal, que será destinada para amenizar os prejuízos causados aos munícipes, provocados pelas enxurradas e a inundação de áreas urbanas.

A entrega ocorreu durante cerimônia realizada na manhã deste domingo (11), em Santarém, oeste do Pará. O encontro contou com a presença de prefeitos e vereadores da região, do deputado federal Francisco Chapadinha, e do deputado estadual Heraldo Pimenta.

Chico acompanhou Helder e os demais prefeitos durante visita ao galpão onde os donativos estão armazenados. O ministro apresentou os kits aos prefeitos e verificou o carregamento que será destinado para os municípios de Santarém, Medicilândia e Óbidos, totalizando mais de 2 milhões de reais de investimentos.

Durante seu pronunciamento, Helder fez referência à organização e planejamento da Prefeitura de Óbidos, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que se antecipou no trabalho de repasse das informações a Defesa Civil Nacional, garantindo o reconhecimento a nível nacional dos decretos de emergência assinados pelo prefeito Chico Alfaia. “Tenho recebido as demandas do município de Óbidos com muita atenção, e hoje já viabilizando através desses kits humanitários para que o município seja contemplado. Mas temos outras agendas importantes, agendas que envolvem a defesa civil, que envolvem obras de infraestrutura no município, e reafirmo o compromisso de ajudar o município de Óbidos para que juntos possamos fazer esta querida cidade cada vez melhor”, frisou o ministro Helder ao se referir ao trabalho da gestão municipal.

Alfaia destacou a efetividade de um longo e minucioso trabalho da COMDEC e de toda a equipe de governo, que desde janeiro está trabalhando para que Óbidos pudesse atender a todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Integração, para o envio da ajuda humanitária. “Isso mostra a eficiência de todas as nossas equipes que estiveram envolvidas nesse trabalho, e lógico é uma resposta para as milhares de pessoas atingidas pelos desastres naturais nos últimos meses em nosso município. É um momento também de gratidão e agradecemos as defesa civil municipal, estadual e nacional, e ao ministro Helder, que demonstra que está com o município de Óbidos, e mostra muito respeito pelo nosso povo”, ressaltou o prefeito obidense.

Foram destinados ao município obidense 695 cestas básicas, 1.195 kits de higiene pessoal, 695 kits de material de limpeza, e 2.779 dormitórios, totalizando mais de 400 mil reais de investimentos do Ministério da Integração, por meio da Defesa Civil Nacional.

A previsão é de que a entrega dos materiais seja realizado a partir da próxima terça-feira, 13 de junho. As ações serão coordenadas pela COMDEC de Óbidos que realizou nos últimos meses o trabalho de levantamento das famílias atingidas, e desde o período mais rigoroso do inverno está prestando auxílio as vítimas dos desastres naturais.

FONTE: ASCOM/PMO

Por: Érique Figueirêdo – Fotos: Mauro Pantoja

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar