Veja o que restou após incêndio da Madeira armazenada próximo ao Matadouro de Óbidos

Veja o que restou após incêndio da Madeira armazenada próximo ao Matadouro de Óbidos

O incêndio que atingiu a madeira armazenada próximo ao Matadouro de Óbidos neste domingo, dia 27, está sendo controlado por servidores da Prefeitura de Óbidos, que passaram a noite no local e evitaram a proliferação das chamas para o Matadouro Municipal de Óbidos e para a reserva ecológica do Geretepaua, e ainda salvaram um lote de madeira.

Conversamos com Nildo Queiroz, Secretário do Meio Ambiente de Óbidos, o qual nos informou que por volta das 13h de domingo, foram informados que estava pegando fogo na madeira armazenada na área próximo ao Matadouro, e que uma equipe da SEMMA foi vistoriar a área e constatou que boa parte da madeira já estava pegando fogo.  

Nildo comentou sobre o motivo do incêndio: “Conversamos com o vigia do Matadouro, o qual nos informou que dois jovens que passavam pelo local tacaram fogo próximo ao local onde a madeira estava armazenada, e com a força do vento, o fogo se espalhou e tomou conta da madeira”.

Nildo informou também que estão trabalhando no sentido de preservar um lote de madeira que ainda não foi afetado, com uma ajuda de uma força tarefa da Prefeitura.

Referente a situação da madeira, Nildo comentou que um lote tinha sido doado para a Prefeitura pelo IBAMA,  alguns lotes que eram do Estado estavam em processo de doação para o Município, sendo que maior parte foi consumida pelo fogo.

“Pelo nosso levantamento foi perdido mais de mil metros cúbicos de madeira, o que equivale em torno de uns três milhões de reais em prejuízo, tanto para as empresas, assim como para o Município, pois essa madeira doada seria destinada para postos de saúde e escolas que tem uma demanda muito grande”, comentou Nildo.

Nildo também informou que registrou Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as providências necessárias no sentido de investigar o sinistro. E também que o IBAMA já foi comunicado, pois existia madeira pertencente àquele órgão, como também da SEMA Estadual e Municipal.

Atualização

Na tarde de hoje as equipes de trabalho voltaram a intensificar as ações para controlar o fogo na área. O forte vento no local aumentou o fogo que passou a ameaçar o lote de madeira que havia sido salvo das chamas. Aproximadamente 15 homens estão no local trabalhando com auxílio de carros pipas, caçambas e tratores.

www.obidos.net.br

Fotos de Odirlei Santos

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar