Círio de Nazaré sempre emociona

Círio de Nazaré sempre emociona

Aconteceu neste domingo, dia 8, Círio de Nazaré 2017, e cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas de Belém do Pará. A procissão que conduziu a Berlinda da Catedral de Belém à Basílica Santuário começou por volta da 6:20h, após a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém e bispos convidados. A Berlinda chegou à Praça Santuário às 11:20h, onde foi recebida por milhares de devotos que lotaram o Santuário de Nazaré.

No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebeu muitas homenagens e provocou emoções na multidão de fiéis que acompanhava a imagem de N.S. de Nazaré. Após a saída do cortejo, começaram as primeiras homenagens, com muitas queimas de fogos, chuvas de papel picados, cantores e corrais se apresentaram, em vários pontos do trajeto do Círio.

Este não o Círio foi um dos mais rápidos da história, sendo que atrasou mais por conta do corte da corda desatrelando a primeira estação das demais, no início da Avenida Nazaré. Depois da travessa Dr. Morais a corda foi dividida em pedaços menores, onde os promesseiros da corda disputavam um pedaço.

Na Avenida Nazaré, passado a euforia de conseguir um pedaço de corda, a procissão foi tranquila até a Basílica de Nazaré e por onde a Belinda passava com a imagem de N. S. de Nazaré, recebia homenagens. O fies se emocionavam ao verem a Virgem de Nazaré passar, soberana entre os milhares de fiéis que se aglomeravam por cada canto do percurso do Círio, agradecendo as graças alcançadas, carregando um objeto ou rezando em silêncio agradecendo as promessas alcançadas, muitas vezes levando ao choro contagiados pela emoção.

Para muitos fiéis, o Círio é uma oportunidade de agradecer pelas graças alcançadas e pedir pela intercessão de Nossa Senhora. Milhares de romeiros pagam promessas das mais variadas formas, mostrando gratidão à Virgem de Nazaré.

Ao longo de toda a procissão foi possível ver diversos romeiros carregando sobre as cabeças réplicas em cera e madeira de objetos, imóveis e mesmo partes do corpo, como alusão às graças conquistadas.

Após a grande procissão foi celebrada uma missa na Praça Santuário, onde a Imagem da Virgem ficará exposta no altar da Praça para visitas dos fiéis durante a quadra nazarena. A Festa de Nazaré segue até o dia 22 de outubro.

História
A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde.

Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.

www.obidos.net.br

Fotos de João Canto

FOTOS....

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS