Assinatura do Termo de Cooperação garante a conclusão de terminal hidroviário de Óbidos

Assinatura do Termo de Cooperação garante a conclusão de terminal hidroviário de Óbidos

O Governo do Estado do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), e a Prefeitura de Municipal de Óbidos, no oeste do estado, oficializaram o Termo de Cooperação Técnica para reforma, adequação e conclusão do terminal hidroviário de cargas e passageiros, localizado na orla da cidade.

A assinatura do termo foi celebrada na sede da CPH em Belém, na terça-feira (31/10), com a presença do prefeito Chico Alfaia e o presidente da companhia de portos, Alexandre Von.

O governo estadual, por meio da CPH assegurou recursos no montante de R$ - 2,9 milhões para a conclusão do terminal, financiados pelo Banco do Brasil. O recurso está acima do previsto inicialmente que seria de R$ 1,8 milhões.

Após a assinatura do documento entre os dois entes públicos, a CPH publicará nos próximos dias, no Diário Oficial do Estado, os critérios para o procedimento licitatório para a contratação de serviços para elaboração e execução da obra, que está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2018.

Chico Alfaia e Alexandre Von na assinatura do convênio 

Para o prefeito Chico Alfaia, principal articulador da retomada do convênio com o governo estadual, a retomada da obra do terminal hidroviário significa o pagamento de uma dívida antiga com a população obidense. “Óbidos é uma cidade linda e aquela obra inacabada na frente da nossa cidade tem sido um péssimo cartão de visita para quem nela chega por via fluvial. Hoje damos um passo importante para a conclusão de uma obra que nos últimos anos simplesmente esteve abandonada por falta de compromisso com o bem público. Agora a inauguração e utilização do nosso terminal deixa de ser um sonho e começa a se tornar uma realidade”, comemorou

Visita

Alexandre Von esteve em Óbidos no último dia 21 de julho de 2017, oportunidade em que acompanhou a visita técnica dos engenheiros da companhia de portos que avaliaram a estrutura que começou a ser construída a mais de 10 anos e nunca foi concluída.

Na época da visita, após a inspeção dos engenheiros, foi afirmado que a estrutura poderia ser utilizada, o que foi determinante para mensurar os recursos que agora serão destinados para a conclusão do terminal hidroviário.

Localização

Localizado na parte mais estreita e profunda do rio Amazonas, o porto de Óbidos é considerado um dos mais bem localizados no ponto de vista estratégico da navegação, por estar situado em uma área de passagem obrigatória de embarcações de todos os portes, que partem dos portos do extremo norte do país em direção as demais regiões.

Segundo levantamentos da Companhia de Portos do Pará (CDP), o fluxo de embarcações que transportam cargas e passageiros na região, chega a ultrapassar 800 atracagens por mês em épocas de festas de fim de ano, carnaval e durante as férias do mês de julho.

Por: Érique Figueirêdo–ASCOM/PMO

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar