Reitor do IFPA e prefeitos do Baixo Amazonas discutem oferta de cursos para região

Reitor do IFPA e prefeitos do Baixo Amazonas discutem oferta de cursos para região

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 10, no Campus do IFPA, em Óbidos, uma reunião entre o Reitor do Instituto Federal de Educação – IFPA, Diretor do IFPA – Campus Óbidos e Prefeitos de Óbidos, Juruti, Faro e Terra Santa, com objetivo de discutir a implantação de cursos pelo IFPA na região do Baixo Amazonas.

O objetivo da reunião, segundo o Reitor do IFPA, Cláudio Alex, foi discutir a possibilidade de levar os cursos oferecidos pelo IFPA para os municípios da região do Baixo Amazonas, área de abrangência do Campus do IFPA, em Óbidos, através de parcerias. “Nós não temos recursos e nem autorização do MEC pra criar novos Campi, como aqui em Óbidos, então, através da assinatura dos termos de parceria, a prefeitura entra com o espaço físico e infraestrutura para que possamos ter a possibilidade de levar os nossos cursos para esses municípios”, informou Alex.

Referente aos maiores problemas do IFPA – Campus Óbidos para se desenvolver plenamente, Alex comentou: “O maior problema é orçamentário. Tivemos cortes, contingenciamentos, principalmente em investimentos destinados a obras e equipamentos. Estamos buscando outra fontes de renda, através de emendas parlamentares para garantir a retomada e conclusão de obras de Óbidos, que se dará agora em dezembro. Como também a construções de novos espaços, como a quadra, refeitório, laboratórios, etc. Essa obra que vai ser concluída e da segunda etapa, ainda falta a terceira”, comentou o Reitor.

Referente a novos cursos, há previsão de serem ofertados três novos curso, sendo dois de EJA – Educação de Jovens e Adultos e um curso de Floresta integrado ao Ensino Médio, previsão para 2018.

Após a assinatura dos termos, a gestão do IFPA sentará com cada Prefeitura para verificar a possibilidade de oferta de cursos, como também a estruturação de espaços para que possa dar início aos mesmos.

O prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, falou sobre a assinatura do termo de cooperação técnica: “Além da assinatura de cooperação técnica entre a Prefeitura e IFPA, tratamos do fortalecimento da instituição aqui em Óbidos. O Brasil todo passa por dificuldades financeiras e com o IFPA não é diferente. Então a presença do reitor e prefeitos aqui da região é importante para que possamos consolidar o Campus IFPA e que esse campus possa oferecer uma educação de qualidade, não só para os obidenses, mas pra toda a região da Calha Norte”.

Quanto aos termos acertados, Alfaia informou que a prefeitura vai intervir na questão do acesso ao IFPA, como a pavimentação e iluminação, entre outras ações para fortalecer o IFPA – Campus Óbidos.

Na reunião estiveram presente o Reitor do IFPA – Claudio Alex, Diretor do IFPA - Campus Óbidos, Prof. Fernando Emmi; os Prefeitos de Óbidos, Chico Alfaia; de Juruti, Henrique Costa; de Terra Santa, Odair Albuquerque; de Faro, Jardiane Pinto; a Promotora de Óbidos, Lilian Braga, entre outras autoridades.

www.obidos.net.br -> Fotos de Odirlei Santos

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar