O escritor obidense Célio Simões toma posse na Academia Paraense de Letras

O escritor obidense Célio Simões toma posse na Academia Paraense de Letras

O escritor obidense Célio  Simões de Sousa tomou posse neste quinta-feira, dia 1º de Março, na Academia Paraense de Letra - APL. Ocupou a cadeira de número 26, que tem como patrono  João de Deus do Rego.

O presidente da APL, Alcyr Meira, abriu a sessão  chamando os acadêmicos nominnalmente, logo após,  foi formada a mesa, em seguida Célio  Simões  tomou posse e recebeu as honrarias da Academia.

O academico Antônio  Matos fez o discurso de saudação a Célio  Simões, o qual denominou o seu discurso: "Um Fivela na APL",  destacou o porquê  do povo obidense ser chamado de "Fivela", e também descreveu a biografia de Célio  Simões, destacando a sua carreira profissional, os textos premiados, livros, entre outras histórias de sua vida.

Eu seu discurso, Célio  fez um histórico de sua vida, falando da importância da educação desde sua infância e dos professores que o influenciaram em sua infância, como as professoras: Cora Simões,  Janete Couto,  Maria José Caluf, entre outras, saindo de Óbidos, passando por Santarém até chegar em Belém.  Discorreu sobre o maranhense João de Deus do Rego, poeta e Jornalista,  patrono da cadeira 26, e dos acadêmicos que os antecederam na cadeira que ora está ocupando.

Antes de Célio Simões,  fizeram parte da APL os obidenses Augusto Corrêa Pinto e Ildefonso Guimarães, e como patrono de cadeiras da APL, Inglês  de Souza e José  Veríssimo. Célio Lembrou que este ano acontece o centenário da morte de Inglês  de Souza, o qual deverá receber muitas homenagens.

Muitos obidenses foram prestigiar a posse de Célio Simões, que depois da cerimônia, participaram de um coquetel e saudaram o ilustre conterrâneo Célio Simões de Sousa, o 3º obidense a ocupar uma cadeira na Academia Paraense de Letras.

Www.chupaosso.com.br

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar