Pecuária Sustentável na Prática recebe capacitação técnica em Oriximiná

Pecuária Sustentável na Prática recebe capacitação técnica em Oriximiná

Assessoria técnica, validação do modelo de monitoramento, capacitação e coleta com a ferramenta Open Data Kit (ODK) fizeram parte das atividades realizadas junto aos pecuaristas oriximinaenses cadastrados no modelo piloto Pecuária Sustentável na Prática, que tem entre seus objetivos propor melhorias no manejo das fazendas para aumentar a produtividade, recuperar áreas degradadas, conservar a floresta e os cursos de água, observando o bem-estar dos funcionários e dos animais. O modelo da Pecuária Sustentável na Prática faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Territórios Sustentáveis, no eixo Desenvolvimento Econômico, que é realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN), Sociedade para Floresta Tropical da Suécia.

Ao todo 14 pecuaristas de Oriximiná aderiram ao modelo da Pecuária Sustentável na Prática foi implantado oficialmente em março deste ano, pecuaristas como o senhor Luiz Souza, proprietário da fazenda Rancho da Areia Branca, no quilometro onze da PA 254 que interliga os municípios de Oriximiná à Óbidos. “Está havendo uma aceitação e participação maciça, inclusive de pessoas que não estavam participando e que agora foram para o dia de campo, fizeram perguntas e estão bastante interessadas. Hoje meu gado ta rotacionado, as cercas elétricas estão prontas, antes a gente tentava rotacionar o gado e agora meu gado tem passado três dias em cada piquete e o capim ta recuperando muito melhor, houve a adubação do solo, a correção com calcário e há um interesse muito grande e o treinamento agora foi muito bom porque a gente vai poder repassar mensalmente as informações sobre as nossas propriedades tanto para os técnicos quanto para os financiadores”, enfatizou o pecuarista que aplica na sua propriedade todos os conhecimentos repassados pelos técnicos de campo.

De acordo com Muryel Arantes, consultora da Ecam e mestre em Geografia, Gestão Ambiental e Territorial, a terceira visita técnica às propriedades rurais inseridas ao Pecuária Sustentável na Prática buscou assessorar os produtores de Oriximiná por meio de capacitações e consultorias práticas em temas da agronomia de interesse da população local. “Nestes cinco dias pudemos aprimorar, de forma conjunta, nossa metodologia de monitoramento que está sendo elaborada com a utilização do ODK Colect na coleta dos dados e do geoprocessamento na análise e representação dos resultados que serão úteis para o registro dos indicadores de produção, situação ambiental e social”, frisou Muryel após citar a ferramenta antes citada pelo pecuarista Luiz Souza.

Com o uso da ferramenta ODK os pecuaristas além de poderem melhorar a gestão de suas propriedades, também contribuirão para a melhoria da dinâmica de implantação das novas etapas do modelo em Oriximiná. Além dos técnicos da Ecam a atividade também teve a participação dos agrônomos da Via Verde, que visitaram as fazendas e promoveram palestras e trabalho de campo à comunidade local, bem como para os estudantes da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA).

FONTE: Territórios Sustentáveis

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar