A Fazenda Uruçu, em Óbidos, oeste do Pará, de propriedade do Sr. Gico Amaral, procurando melhorar a qualidade genética do rebanho bovino na região, promoveu neste final de semana, domingo, dia 3, uma série de palestras destinadas aos pecuaristas obidenses e interessados nos temas.
As palestras ministradas tiveram os seguintes temas:
- ANCP; Melhoramento genético, teve como palestrante Argeu Silveira (Diretor Técnico)
- Alta Brasil: IA como ferramenta para maximizar o melhoramento genético no rebanho, teve como palestrante Adriano Crozara (Coordenador corte Zebu Alta Brosil)
- Virbac: Importância do protocolo sanitário para resultados satisfatórios na IATF, palestrante Leonardo Marcelino (Virbac)
- Soluções e estratégias reprodutivas para a estação de monta 2023/24, teve como palestrante Haroldo Souza (Consultor tecnico Zoetis)
Conversamos com Amaralzinho, um dos participantes do evento, o qual comentou sobre o a vinda das palestras para Óbidos e o sucesso do evento: “O Gico estava em Campo Grande e soube do ciclo de palestra que ia acontecer na região, entretanto Óbidos não estava contemplada. Então, em conversa com o Sr. Manoel José, foi possível trazer as palestras para Óbidos e graças a Deus foi muito bom e produtivo. Muitas pessoas participaram inclusive alunos no IFPA”, informou Amaralzinho.
A próxima cidade a receber o ciclo de palestras será Oriximiná, dia 04 de setembro.
Clique na imagem seguinte para ver todas as fotos do evento de palestras:
http://obidos.net.br/index.php/noticias/6294-obidos-ciclo-de-palestras-na-fazenda-urucu-reuniu-pecuaristas-da-regiao#sigProId735b930500
Fazenda_Uruçu
Tudo começou, no ano de 1994, foi adquirida pelo Sr. Wanderlucio Sarrazin, que a formou e cuidou com grande amor e carinho, se chamava Faz. 2 Corações, era referência na criação de gado da Raça Simental e de peixes.
Em 2017, foi adquirida por Sr. Reginaldo Amoedo do Amaral, que passou a ser chamada de Fazenda Uruçu, que focou na composição de gado comercial, porém a atual realidade econômica vem cobrando do pecuarista maior eficiência na gestão do seu negócio, exigindo racionalização de custos e aumento de produtividade. Os números mostram que na pecuária, a ação mais rápida, menos onerosa, e mais eficiente para isto, é investir na melhoria da qualidade genética do rebanho.
A fazenda ingressou a ABCZ faz mais de um ano e simultaneamente no programa de melhoramento genético da ANCP, mais recente entrou no programa da ABCZ, o PMGZ, e futuramente irá utilizar a genômica como ferramenta de seleção, tendo como objetivo principal, ajudar a melhorar geneticamente o gado da região oeste do Pará.
O trabalho dos animais PO, começou com a aquisição de matrizes advindas dos rebanhos da Genética Aditiva, Fazenda São Judas Tadeu” “Nelore Arizona”, em Mato Grosso do Sul, Nelore JEM em Tocantins, e vem se intensificando através de acasalamento dirigido e utilização dos principais touros líderes de sumários na atualidade.
Todos os animais são criados a campo, em pastagens de brachiaria e sal mineral. Trabalha no gado comercial com o ciclo completo, cria, recria e engorda, onde a cria é feita na Fazenda Uruçu, recria na Fazenda Chaparral e acabamento na Fazenda liberdade.
Assim, nossos produtos são resultado de seleção permanente e objetiva, possuem e transmitem suas excelentes qualidades para stayability, ganho em peso, consumo alimentar, características de carcaça, precocidade e temperamento.
Estamos sempre de porteiras abertas para recebê-los. Venha pessoalmente conhecer nosso trabalho em busca do Nelore mais produtivo, que gera maior lucro em menor tempo.
Um forte abraço,
Reginaldo Amoedo Do Amaral Jr.
www.obidos.net.br – Informações e fotos de Mauro Pantoja