As três maiores enchentes do Rio Amazonas, segundo a Agência Nacional das Aguas – ANA, que monitora o nível das águas da Bacia Amazônica desde 1902, foram a de 1953; a de 2009, que chegou na marca dos 8,60m, marcados na estação existente em Óbidos; a de 2012, que chegou na marca dos 8,42m, as quais afetaram diretamente o povo da cidade e do interior causando grandes prejuízos.
A enchente de 2017 já preocupa a população ribeirinha e as autoridades, pois segundo a medição feita na régua que Agência Nacional das Águas mantém na Docas do Pará, em Óbidos (Foto), neste domingo, dia 02, a enchente deste ano já chegou no nível de 7,34m, aproximadamente há um metro da enchente de 2012, uma das maiores dos últimos anos e que alagou a frente da cidade de Óbidos. Lembrando que ainda faltam dois meses para as águas do rio Amazonas atingir seu pico, que geralmente acontece no final do mês de maio.
A Defesa Civil do Município de Óbidos está em alerta e já circulou pelas comunidades ribeirinhas, informando as pessoas que vivem nessas comunidades, os procedimentos necessários par acionar a Defesa Civil em caso de emergência.
Fotos de Odirlei Santos
FOTOS....
http://obidos.net.br/index.php/noticias/978-enchente-em-obidos-atinge-a-marca-dos-7-34m#sigProId83fc33d60e