BLOCO SERRA DA ESCAMA: Histórico

BLOCO SERRA DA ESCAMA: Histórico

No ano de 1998, um grupo de amigos encontravam-se reunidos num saudável bate-papo sobre os blocos que embelezam o Canarpauxis, surgiu a idéia de criar o seu bloco carnavalesco. Ao amadurecerem essa idéia, partiram para sugestões de várias denominações que intitularia o nome do bloco, dentre vários nomes citados, o que mais chamou atenção de todos foi “ Bloco Serra da Escama”.

Uma vez que, a maioria dos integrantes do grupo residem as proximidades do ponto turístico – geográficos da “Serra da Escama”; que autrora serviu de localização da defesa Gurjão, formada pelos belíssimos canhões, é lamentável a descrição desse ponto turístico – geográfico, por encontrar-se sem uso e entre a toda ação do tempo e intempéries.

Nessa perspectiva, o bloco carnavalesco “ Unidos da Serra da Escama” tem também como seu objetivo, fazer apelos á sociedade obidense na tentativa de preservação do que ainda temos, deixado pelos nosso antepassados.

Apesar de os elementos que constituem o ponto turístico –geográfico “Serra da Escama”, estarem quase totalmente destruídos, não podemos negar a beleza do local aconchegante, cujo potencial turístico e paisagístico poderia ser explorado no sentido de proporcionar o desenvolvimento do nosso torrão obidense.

Para melhores informações dos nossos visitantes que vierem prestigiar o nosso carnaval, descrevemos a localização do Patrimônio “Serra da Escama”. É uma elevação com aproximadamente 60 metros de altura. Acima do Rio Amazonas, no porto de Obidos, possuindo uma superfície 26.825,5 quilômetros quadrados (km). Em 1906, os canhões foram instalados no topo da serra para defender a Amazônia, visto aqui ser a parte estratégica por onde passam todas as embarcações, pois na época existia muito contrabando e ataque dos inimigos.

O acesso a defesa se faz a pé por um estreito caminho na base da “Serra da Escama”, próximo ao laguinho chamado “Pauxis”. A defesa recebeu o nome “Gurjão” em homenagem ao General Hilário Gurjão, um dos quais dirigiu a Fortaleza da cidade de Obidos. A fortaleza se compõe de quatro canhões depositados em barbetas de munição, um relógio de sol muito interessante mas que se encontra destruído.

Antigamente o acesso a “Serra da Escama”, era através de uma ponte de madeira, hoje, se usa canoas. Sendo que os obidenses, o transformaram em balneário na realização de piquiniques.

Como obidenses natos, não poderíamos deixar de homenagear esse Patrimônio Ambiental, que faz parte do acervo histórico-cultural de nosso município. Por tanto, é que o “Bloco Unidos da Serra da Escama”, uniu o útil ao agradável para prestigiar o CARNA PAUXIS / 99.

Fundadores do Bloco Unidos da Serra da Escama: Jarbas Antonio Silva da Conceição (Xarito), Fabio Luis Bentes Dias e Maedina Soares

www.chupaosso.com.br

 

Fotos de João Canto