BLOCO MIRIM: Histórico

BLOCO MIRIM: Histórico

O Bloco Mirim Unidos do Umarizal foi fundado em 20 de Fevereiro de 1998, pela Sra. Eliete Salgado Vieira, com apoio e incentivo da Comunidade e da Prefeitura Municipal de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

O Bloco Mirim como é conhecido, é composto exclusivamente por crianças de todos os bairros, principalmente os bairros de Lourdes e Cidade Nova por ficarem próximos a Concentração. Nesse dia as crianças saem pelas ruas fantasiadas e mascaradas, esbanjando muita alegria e beleza.

O Carnaval da rua Antônio Fernandes, mais conhecida como UMARIZAL, se realiza desde 1990, com o objetivo de dar oportunidade as crianças de participarem do maior e melhor Carnaval de Rua do Estado do Pará – o CARNAPAUXIS. Em 1998, ano de sua fundação, o Bloco Mirim “Unidos do Umarizal” se apresentou no Carnaval com a música “Os Mascarados”, de autoria da compositora Rosimar Vieira Teixeira.

O Bloco geralmente se apresenta nas quintas-feiras de Carnaval, com muita animação e arrasta em seu cortejo, um número grande de foliões, chegando a aproximadamente de 5.000 pessoas, tendo um destaque maior o número de crianças vestidas de “Mascarado”.

Fonte: Secretaria de Cultura

Fotos de João Canto

FOTOS....