O Resgate do Boi-Bumbá em Óbidos

O Resgate do Boi-Bumbá em Óbidos

Em 2005, Jorge Ary Ferreira e um grupo de amigos se reuniram em Óbidos com o objetivo de resgatar as toadas e o cordão de boi que há anos estavam esquecidos.

Os bois Pintadinho e o Pai do Campo que por muitos anos foram comandados por Antonico Pé de Arpão e Três Alma, os quais organizavam os cordões no Bairro da Prainha e saiam pelas ruas de Óbidos levando alegria para a população, nunca esquecendo a rivalidade existente entre os Bumbás.

Jorge e seus amigos, não só conseguiram resgatar as toadas, como também conseguiram colocar o Boi na rua, desta feita com o nome de “Boi Flor do Campo”. As toadas foram todas baseadas no conhecimento de quem dançou ou participou em um dos bois, entre eles Baixo, Bob, Thiago, D. Nenê, Cássio, Lucio, Grupo Musical Boêmios da Saudade, dentre outros.

Na época, Jorge Ary comentou o seguinte: “Num passado não tão distante, era comum nas noites de junho, se ouvir ao longe o rufar de um tambor, embalando os Cordões de Pássaros e Bois  Bumbas, e que alegravam a vida da nossa querida Óbidos, de maneira tão pura, que ainda hoje, já com um bom peso da idade, vez ou outra, ainda nos deparamos mesmo que sem querer, cantarolando aquelas cantigas, que estão perpetuadas na nossa memória.

Não é justo esconder de nossos filhos aquilo que tanto gostamos na nossa infância, será que está correto negar ao nosso jovem aquilo que temos a certeza de ser tão autêntico, tão saudável e tão obidense? Não acreditamos que seja. Eles também são obidenses e merecem conhecer e participar de nossa verdadeira cultura.” 

Assim, o objetivo era retomar o maior expoente do folclore obidense, o  Boi Bumbá, “que para nós é a retomada de uma infância sadia, de uma história e de um passado que teima em não sair de nossas memórias e de nossas vidas.”, comentou Jorge Ary. Portanto estamos postando as letras e as conversações do Boi Flor do Campo e quem topar o desafio, terá todo enredo para colocar Boi na Rua, pois as festas juninas estão se aproximando e a cultura obidense merece esse presente. A volta do Boi Bumbá!

www.chupaosso.com.br

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS