Entrevista com Dino Priante sobre seu livro “Óbidos de Antanho”

Entrevista com Dino Priante sobre seu livro “Óbidos de Antanho”

O obidense Berardino João Tadeu Savino Priante, conhecido  como Dino Priante é Engenheiro Civil pela UFPA, militou como bancário durante trinta anos, dos quais vinte anos como gerente, após aposentadoria formou-se em Direito. É um memorialista nato e cronista apreciado por sua extraordinária capacidade de registrar em seus escritos fatos que escapam do conhecimento de muitas gerações de obidenses. É também membro da Academia Artística e literária de Óbidos – AALO, o qual nos concedeu esta entrevista, que fala de seu livro “Óbidos de Antanho”, Crônicas de Dino Priante.

Veja a entrevista:

Obidos.Net.Br: Como surgiu a ideia inicial para publicar o  Livro “ÓBIDOS DE ANTANHO”?

Dino Priante: Meu primo e padrinho, Dr.José Benito Priante, escreveu o livro “Pegadas em meu Caminhos”, onde narrava alguns casos que aconteceram em nossa Óbidos.Com isso achei que poderia narrar muitas passagens de minha infância e pré adolescência vividas em nossa cidade. Minhas crônicas eu divulgava nos sites ligados a nossa Óbidos e os leitores me cobravam que colocasse todos esses artigos em um livro.

Obidos.Net.Br: Fale um pouco sobre a sua obra?

Dino Priante: Tenho catalogado mais de cem crônicas e para que não ficassem  muito volumoso, e aconselhado por escritores, resolvi dividir o livro em volume I e II. O volume I, Óbidos de Antanho, escrevo sobre, o Mercado Municipal, Curro, Pedra Grande, Boi do Antonico pé de Arpão, Arara de dona Maria Ramos, Bar Andrade, Maior furto em Nossa Cidade e muitos outros eventos que aconteceram em nossa querida Óbidos.

Obidos.Net.Br: Qual sua opinião sobre a leitura atualmente?

Dino Priante:  A leitura hoje, com a internet, está deixando os livros em papel de lado, muitos livros são digitalizados, e as pesquisas se tornam mais fácil, acessando os “sites” de informação.

Obidos.Net.Br: Com o advento da Internet o Sr. acha que os jovens estão lendo mais ou menos livros?

Dino Priante:  Como falo acima, com a facilidade da internet, podemos acessar jornais, revistas de todo o Mundo, instantaneamente. Algum acontecimento, que ocorre na Itália, acesso o La Repùbblica, Corriere della Sera ou delle Sport. Músicas de qualquer época, acredito que o homem de hoje, não consegue viver sem internet e celular..

Obidos.Net.Br: Vai ter lançamento de seu livro em Óbidos ou outro lugar?

Dino Priante: Ainda não defini, mas gostaria de lançar em Óbidos e aqui em Belém, talvez em Manaus, onde a colônia obidense é grande.

Obidos.Net.Br: Existe projeto para outro livro?

Dino Priante:  Sim, este é o Volume I, matéria para o Volume II está pronto, até para um terceiro livro.

Obidos.Net.Br: Como adquirir seu livro?

Dino Priante: É muito fácil, é só acionar o ZAP: 91-981566094 ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obidos.Net.Br: Suas considerações finais!

Dino Priante:  Tenho a impressão que  o obidense dos anos cinquenta e sessenta fará um passeio nostálgico lendo o livro, e os mais novos  ficarão  sabendo de muitas coisas que já aconteceram em Óbidos e que não existem mais, como o Curro, a Pedra Grande, o Novo Mundo, Os papudinhos dos anos 60 e por aí vai.

Por João Canto