SEMAB promove curso de capacitação em piscicultura em Óbidos

SEMAB promove curso de capacitação em piscicultura em Óbidos

Formação ministrada por engenheiros de pesca da Prefeitura de Alenquer, reuniu mais de 50 pessoas em quatro dias de aluas práticas e teóricas, para produtores de Óbidos.

Agricultores e interessados em aprender mais sobre a piscicultura como alternativa econômica, participaram no período de 3 a 6 de julho, de um curso de capacitação em Óbidos, no oeste do Pará.

A formação realizada pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), teve como foco a criação de peixes, desde o processo básico, até a prática de criação em grande escala para comercialização.

O curso foi realizado por meio de parceria firmada com o Sindicato Rural de Óbidos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Prefeitura de Alenquer, que destinou dois engenheiros de pesca para ministrar a formação.

Ao todo 52 pessoas participaram durante 4 dias das aulas teóricas e práticas, realizadas em propriedades rurais que desenvolvem a piscicultura em Óbidos.

Entre as técnicas repassadas durante o curso, os participantes apreenderam a identificar as diferentes características físicas e químicas da água nos diversos ambientes de criação de peixes, o controle sobre a quantidade e qualidade de ração diária e mensal a ser ministrada durante o ciclo produtivo, técnicas de manejo dos peixes antes e durante o período do ciclo produtivo, identificação de tipos e formas de tanques e viveiros utilizados para criação de peixes em cativeiro. Além da demonstração da forma correta de despesca e manipulação do pescado e métodos aplicados de higiene e profilaxia de peixes criados em cativeiro.

“Tivemos um curso muito satisfatório durante esses dias, pelas estruturas que nos foram oferecidas, pela participação do público e principalmente pela alternância das aulas teóricas com as práticas, em que foi possível demonstrar a aplicação das técnicas repassadas nas aulas teóricas. A participação foi muito boa e não temos dúvidas que essa formação impulsionará a piscicultura no município de Óbidos”, disse Hilberneau de Holanda Bessa Neto, engenheiro de pesca.

Novas oportunidades

A intenção da Semab é proporcionar por meio do curso uma nova alternativa de renda para os agricultores que buscam mudar de ramo, além de facilitar a criação de novos tanques e o melhoramento dos já existentes.

“A piscicultura tem um grande potencial comercial. Óbidos hoje precisa comprar pescado de fora e isso é contraditório quando temos uma grande potencial de produção. Nos alegra saber que dezenas de pessoas aderiram a esse curso com o objetivo de iniciar o seu negócio próprio, por isso estamos nos organizando para garantir assistência técnica paro os que já atuam no ramo e para os que ainda vão aderir a essa prática”, garantiu o secretário de desenvolvimento rural e abastecimento, Celson Rodrigues.

Qualificação

Olavo Vinente, que há três meses cria peixes em tanques na sua propriedade, garante que o curso mostrou que as técnicas que ele vinha utilizando eram inapropriadas para o desenvolvimento das duas espécies de peixes que ele tem em seu empreendimento. “Esse curso veio na hora certa. Percebi o que eu vinha fazendo errado no manejo dos peixes e agora vou saber como cuidar melhor do tanque. Tenho certeza que isso aumentará e muito as minhas chances de lucrar com a piscicultura”.

Sebastião Sérgio dos Santos que também tem uma criação de peixes, parabenizou a iniciativa de proporcionar formação para os interessados no ramo. “A piscicultura não desenvolvia em Óbidos justamente por falta desse suporte técnico e de capacitação. Temos agora a oportunidade de melhorar nossos tanques e a criação dos peixes, pra que possamos melhorar a nossa produção e quem sabe nos transformamos em uma referência em piscicultura na região”.

Certificação

A conclusão do curso foi realizada na tarde desta quinta-feira (6), no auditório da Escola São José, onde os participantes receberam seus certificados e participaram de um momento de confraternização. O prefeito Chico Alfaia participou do evento e destacou a importância do curso. “Tem uma frase muito interessante do Chico Buarque que diz: há muita diferença entre a intenção e o gesto. A intenção de alavancar esse setor já foi concretizada com esse curso promovido pela prefeitura, agora nós precisamos que as pessoas toquem seus planejamentos e coloquem em prática tudo o que foi passado nessa formação. Daremos o apoio necessário através da Semab e trabalharemos em conjunto pra que esse setor cresça e renda bons frutos para Óbidos”, garantiu o prefeito de Óbidos.

FONTE: ASCOM/PMO

Por: Érique Figueirêdo –  Fotos de Mauro Pantoja

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar