Belém é a primeira sede do Encontro das Cidades Criativas nas Américas

Belém é a primeira sede do Encontro das Cidades Criativas nas Américas

Iniciou nesta terça-feira (7), em Belém do Pará o Encontro das Cidades Criativas da Unesco, que está sendo realizado no Palácio Antônio Lemos. A programação do segue até o dia 11 de novembro e, pela primeira vez, acontece em uma cidade das Américas. O evento traz a Belém chefs de diversas regiões do mundo para uma imersão culinária, promovendo o intercâmbio cultural e estimulando negócios na gastronomia paraense.

Título internacional

Este é o primeiro grande evento realizado depois que Belém conquistou o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015. A honraria é concedida a apenas 18 localidades em todo o mundo. O foco do encontro é criar estratégias para potencializar negócios e a sustentabilidade na culinária regional.

 Para o encontro realizado em Belém, está confirmada a participação de representantes da Unesco vindos dos Estados Unidos, Suécia, México, Turquia e Colômbia. Doze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estarão presentes.

 Valorização do Pará

O encontro busca impulsionar toda a cadeia produtiva do setor gastronômico, desde os pequenos produtores de insumos orgânicos, as indústrias processadoras e exportadoras de alimentos, passando por toda a logística envolvida nessa dinâmica, até chegar às mesas de bares, restaurantes e hotéis.

 Com isso, o evento estimula a criação de uma ampla rede de chefs paraenses, que irão participar do Circuito Gastronômico Cidade Criativa da Gastronomia. Mais de 30 restaurantes de Belém vão oferecer pratos exclusivos, criados especialmente para o evento, que valorizam ingredientes locais.

"Hoje colhemos os frutos de um trabalho que já vem sendo feito há quase duas décadas, desde a época da extinta Paratur (Companhia Paraense de Turismo, primeiro órgão oficial de turismo do Pará); trabalho esse de valorização, promoção, visibilidade e também de sofisticação da culinária do Estado do Pará”, destaca o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes.

O titular da Setur adianta que a programação reunirá vários chefs de cozinha do Brasil e do exterior para interagir com os profissionais locais, além de outras ações. “O resultado que temos hoje é um cenário no qual 99,2% dos turistas estrangeiros em visita ao país, em 2016, elegeram a gastronomia paraense como a melhor do Brasil, em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, divulgada em agosto deste ano", ressalta Góes.

Programação diversificada

O Encontro das Cidades Criativas da Gastronomia terá uma ampla programação, aberta ao público em alguns momentos. A comitiva da Unesco vai conhecer a produção ribeirinha de alimentos, a pluralidade de cheiros e sabores do Ver-o-Peso, a cultura indígena e a riqueza musical do Pará.

A abertura contou com uma apresentação de Dona Onete e da Banda da Guarda Municipal de Belém, com um repertório do Maestro Waldemar Henrique.

FONTE: Agência Pará

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS