Secretaria de Saúde de Óbidos promoveu a semana da amamentação

Secretaria de Saúde de Óbidos promoveu a semana da amamentação

Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.

Em Óbidos a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Semana da Amamentação no período de 20 a 24 de agosto de 2018. Que faz referência ao “AGOSTO DOURADO”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 é: "Amamentação: a base da vida", chamando a atenção para importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. Para ter tal repercussão na saúde de um indivíduo, a amamentação tem que ter impacto em todos os sistemas do organismo, tanto que o tema tem sido explorado nas diversas especialidades médicas. 

Nesses dias houve orientação sobre diversos temas voltados para a amamentação nas Unidades Básicas de Saúde e na Rádio Comunitária Sant’Ana FM.

Benefícios da amamentação

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina*, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para o bebê 

O leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

Fotos Ascom/Pmo.

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar