Jovens de Oriximiná participam da I Semana da Juventude.

Jovens de Oriximiná participam da I Semana da Juventude.

Entre os parceiros da ação está o Programa Territórios Sustentáveis que realizou oficinas sobre planejamento estratégico, formação de regência e marketing digital.

Colocar no papel sonhos de modo que eles se tornem realidade, trabalhar os mais diversos seguimentos no mercado digital, desempenhar a arte de reger uma banda e sonhar estar à frente de uma orquestra sinfônica, projetos que foram vistos no olhar dos mais de 100 jovens que participaram nos dias 06, 07 e 08 de novembro das oficinas ministradas pelo Programa Territórios Sustentáveis, no eixo Capital Social, dentro da I Semana da Juventude de Oriximiná. A oficina de Planejamento Estratégico foi ministrada no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará; Influenciadores Digitais no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca) e I módulo de Formação de Regentes Casa de Cultura, com carga horária de oito e quinze horas.

As oficinas fizeram parte da I Semana da Juventude, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referencias e Assistência Social e Diretoria da Juventude em parceria com o Programa Territórios Sustentáveis. “A juventude gosta de algo que envolva, não apenas na teoria, mas na prática, com a parceria do Programa Territórios Sustentáveis nós conseguimos suprir essa necessidade dos jovens, fechamos a quantidade de participantes em todas as oficinas, o resultado foi o sucesso do evento e agora fica o gostinho de quero mais”, enfatizou uma das coordenadoras da Semana da Juventude, Fátima Keila, psicóloga do CRAS Cidade Nova.   

Segundo a coordenação da I Semana da Juventude o evento foi pensado a partir do Projeto de Lei (PL) nº 8.424, de 16 de novembro de 2016, que sancionou a data de 04 de novembro como o Dia Estadual da Juventude, em seu artigo segundo o PL diz que o governo tem autorização para desenvolver campanhas voltadas a discussão de questões sociais, econômicas e políticas envolvendo a juventude, inclusive de combate à violência. “A Semana da Juventude foi pensada para que a gente possa alcançar o público jovem, então reunimos aqui com nossos coordenadores, diretores, lideres jovens, para um debate onde se possa sair daqui com propostas futuras para quem sabe em uma audiência tentar compor o conselho da juventude. A semana da juventude é pautada no empoderamento juvenil”, finalizou Alex Reis, membro da coordenação do evento.

Durante toda a semana diversas atividades foram realizadas em Oriximiná, segundo Adjair Mota, técnico social da Ecam no eixo Capital Social, a proposta de unir às ações do Poder Público a de iniciativas como o Programa Territórios Sustentáveis deu certo. “No decorrer de semana foi trabalhado junto ao público jovem temas voltados ao empoderamento e a participação dos jovens na sociedade. A Semana da Juventude realizou atividades voltadas à formação política social, de lideranças, empreendedorismo, protagonismo juvenil e nós enquanto eixo Capital Social trouxemos oficinas sobre Planejamento Estratégico, Formação de Regente e Influenciadores digitais, temas atuais que despertam o interesse da juventude”, finalizou Adjair Mota.

Por: Martha Costa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar