Obidenses também poderão apresentar projetos e este ano, os projetos poderão ser voltados ao combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, sendo que as inscrições serão recebidas de 3 a 28 de agosto.
As inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais, realizado anualmente pelo Instituto Alcoa para contribuir com sua missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, estão abertas.
Como nas edições anteriores, este ano, o programa seguirá apoiando iniciativas locais desenvolvidas por organizações da sociedade civil e/ou poder público nas áreas de atuação prioritárias do Instituto Alcoa (Educação e Geração de Trabalho e Renda).
Excepcionalmente, no entanto, esta edição beneficiará também projetos para mitigação dos impactos da pandemia de Covid-19, nessas e em outras áreas: Saúde, Segurança, Governança, Cultura e Esportes.
“Acreditamos na potência da sociedade civil e das comunidades para a transformação dos territórios. Não poderia ser diferente no atual contexto de desafios imposto pela pandemia. Neste ano em que o Instituto Alcoa completa 30 anos, precisamos redefinir algumas iniciativas para nos adaptarmos ao atual cenário. Mais do que nunca, precisamos fortalecer essas parcerias para superar esse momento de crise”, explica Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.
Critérios para participação
Serão priorizados projetos em três regiões específicas de atuação do Instituto: Juruti, Óbidos e Santarém (PA); Poços de Caldas e Andradas (MG); Divinolândia (SP); São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar (MA).
Organizações com, no mínimo dois anos de existência; projetos realizados nas localidades elegíveis; e iniciativas com duração máxima de dois anos são alguns dos critérios para participar do edital.
Os projetos devem conter: 1) foco nas áreas prioritárias do Instituto Alcoa; 2) objetivo de implementação, expansão, aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes; 3) orçamento entre R$ 50 mil e R$ 250 mil; 4) perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio; 5) ao menos uma parceria financeira assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo, 10% do orçamento total; e 6) estratégias de avaliação e plano de divulgação, incluindo ações e resultados.
Os projetos inscritos na categoria de apoio em tempo de pandemia não precisam apresentar previsão de continuidade, pois atenderão à uma necessidade pontual.
As inscrições serão recebidas de 3 a 28 de agosto pelo site https://institutoalcoa.sponsor.com. No ato da inscrição, as organizações devem enviar todos os documentos descritos no edital.
A análise da diretoria e do Conselho do Instituto Alcoa e aprovação dos projetos está prevista para acontecer até 4 de dezembro.
Workshops de Projetos
Para apoiar as organizações na elaboração e envio dos projetos, o Instituto Alcoa promoverá Workshops virtuais de Projetos, em parceria com o Ficas. Estes workshops acontecerão nas seguintes datas / horários:
6 de agosto – das 14h às 15h30, para organizações de Poços de Caldas e região.
10 de agosto – das 9h às 10h00, para organizações de Juruti e região.
10 de agosto – das 14h às 15h30, para organizações de São Luís e região.
Todas as informações sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais 2020 estão reunidas no edital da iniciativa, disponível neste link.
Caso sua organização tenha interesse em participar do Workshop Virtual de Projetos ou outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).
Fonte: Comunicação/ Alcoa