Aproximadamente 25 famílias do bairro de Bela Vista, no município de Óbidos, na região da Calha Norte do Pará, serão contempladas com um projeto voltado à sustentabilidade econômica, com fomento à geração de renda e apoiar ao enfrentamento dos problemas socioambientais, como o combate à insegurança alimentar e prevenção às queimadas.
O projeto é uma iniciativa da administração executiva da Prefeitura de Óbidos, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab) e de Desenvolvimento Social (Semdes), que visa capacitar as famílias com técnicas sobre manejo de cultivares de horta, plantas medicinais e ornamentais, poda, manutenção e rejuvenescimento de espécies frutíferas além do incentivo à criação de aves dentro do próprio quintal dos participantes.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Ivone Melgaço: "O projeto vai orientar os participantes sobre a horticultura, tanto para a alimentação e somar na economia, fortalecendo a geração de renda e combatendo a insegurança alimentar".
O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Roberto Romero, ressaltou que: "O projeto tem uma importância do ponto de vista ambiental pela diminuição das queimadas domésticas que interferem diretamente na qualidade de vida da população pelo risco de doenças respiratórias".
O projeto conta ainda com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Óbidos e deverá ser realizado em quatro etapas.
FONTE: Comunicação/Pmo