Aconteceu em Óbidos o I Encontro das Folias de Santo

Aconteceu em Óbidos o I Encontro das Folias de Santo

Aconteceu neste domingo, dia 24, I Encontro das Folias de Santo do Município de Óbidos, promovido pela Associação Cultural Obidense – ACOB em parceria com a Coordenação da Festividade de Sant´Ana 2016, que reuniu seis folias das comunidades de Óbidos.

Conhecer um pouco mais sobre a cultura do Município de Óbidos foi um dos objetivos do I Encontro de Folias, que reuniu as Folias de N.S. do Rosário, do Patauá do Umirizal; Santo Antônio, do Mondongo; São Benedito, do Silêncio; São João, do Flexal; Santa Maria, do Paraná de Baixo e São Tomé, do Arapucu.

Por volta das 07h as folias começaram a chegar em frente ao Mercado Municipal, no Porto de Óbidos, vindo de suas comunidades, as quais foram recepcionadas pelos coordenadores do evento e colaboradores. Logo após a chegada da Folia de São Benedito, do Silêncio, as folias subiram a ladeira do Mercado, rumo a Praça de Sant´Ana. O Mastro foi carregado por várias pessoas voluntárias e acompanhou o cortejo das folias até o Cliper de Sant´Ana.

As folias chegaram na Catedral de Sant´Ana por volta da 10h, na hora que estava sendo realizada a missa, as quais foram recepcionadas pelo Frei Joel, que as acolheu e desejou um bom encontro.

Chegando em frente ao Cliper de Sant´Ana, o Mastro foi levantado e em seguida, as folias seguiram para o Cliper, onde realizaram uma pequena apresentação e participaram de um almoço oferecido por várias famílias obidenses e entidades.

Pela parte da tarde houve uma mesa redonda da qual participaram os membros das folias e os Coordenadores do evento Jorge Ary Ferreira, Cleonice Barros, José Raimundo Canto e alguns convidados, Prof. Maria do Carmo, Prof. Calos Vieira entre outras pessoas, os quais debateram vários assuntos relacionados às origens das folias, a forma de manutenção dessa cultura, projetos futuros e novos encontros.

Logo após a mesa redonda, as folias se apresentaram ao redor do Mastro e em seguida o mastro foi derrubado a corte de machado deferidos por várias pessoas, em seguida as frutas que enfeitavam o mastro foram oferecidas às pessoas presentes. A bandeira branca que estava na ponta do mastro foi retirada por Clélio Carvalho, isso significa que o mesmo ficará responsável por enfeitar e ornamentar o mastro do próximo encontro da folias, como manda a tradição.

À noite, as folias participaram da tradicional Procissão que saiu da Escola de Música Manoel Rodrigues até a Catedral de Sant´Ana.

Saiba mais sobre as Folias de Santo lendo o artigo ENCONTRO DAS FOLIAS DE SANTO: Bênção à Cidade Presépio, escrito pelo Prof. Itamar Rodrigues Paulino, da UFOPA.

www.chupaosso.com.br

Fotos de João Canto

FOTOS...

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS