O Artigo “Elementos da cultura e do trabalho dos povos originários em Óbidos-PA, 1698 a 1763: um estudo com base nos registros literários da Amazônia colonial”, cujos autores são os obidenses Délio Reis Matos de Aquino e Lúcia Helena Alfaia de Barros, que tem como objetivo contribuir para a Disciplina História de Óbidos, o qual foi publicado no Periódico da Unimontes.
Conversamos com Délio Aquino, o qual fez o seguinte comentário sobre o artigo:
“Este artigo é mais uma contribuição para a Disciplina História de Óbidos, um estudo sobre os primeiros 65 anos da nossa história, a partir de elementos da cultura e do trabalho indígena encontrados em documentos e literaturas do período.
Entre os assuntos, destacamos o relato mais amplo sobre a produção e consumo do açaí no século XVIII, que estava inédito na produção histórica contemporânea sobre o Estado do Pará e a Amazônia Brasileira.
Destacamos também vários documentos que podem apontar para a introdução da História das Mulheres de Óbidos, possivelmente realizamos a maior reunião de documentos relacionados ao empreiteiro Manoel da Mota Siqueira, além de documentos sobre diversos sujeitos históricos e o ambiente que eles vivenciaram no final do século XVII início do XVIII”.
A seguir, estamos publicando o link do artigo que pode ser baixado no formato PDF:
Biografia dos Autores
Délio Reis Matos de Aquino, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de História, Estudos Amazônicos e Educação Ambiental na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Lúcia Helena Alfaia de Barros, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural - Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, Belém Pará. Docente da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará – SEDUC. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..