Milhares de fiéis lotam as ruas de Belém no Círio de Nazaré

Milhares de fiéis lotam as ruas de Belém no Círio de Nazaré

Neste domingo, dia 9, aconteceu o Círio de Nazaré 2106, e mais de dois milhões de fiéis lotaram as ruas de Belém do Pará. A procissão que conduziu a Berlinda da Catedral de Belém à Basílica Santuário começou por volta da 6:15h, após a missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e bispos convidados. A Berlinda chegou à Praça Santuário às 11h30, onde foi recebida por milhares de devotos que lotaram o Santuário de Nazaré.

No trajeto de 3,6 km, a padroeira dos paraenses recebeu muitas homenagens e provocou emoções na multidão de fiéis que acompanhava a imagem de N.S. de Nazaré. Após a saída do cortejo, começaram as primeiras homenagens, com muitas queimas de fogos, chuvas de papel picados, cantores e corrais se apresentaram, em vários pontos do trajeto do Círio.

O percurso foi tranquilo até a Av. Presidente Vargas, na subida a aglomeração afunilou, e a caminhada da Berlinda ficou mais lenta. Até esse momento a corda ainda estava atrelada a Berlinda e continuou até o início da Av. Nazaré. Mesmo com todo apelo da coordenação da festividade faz todos os anos para não cortarem a corda, a corda foi cortada antes do previsto, entretanto a berlinda seguiu seu curso chegando na Basílica antes do meio dia.

Na Avenida Nazaré, passado a euforia de conseguir um pedaço de corda, a procissão foi tranquila até a Basílica de Nazaré e por onde a Belinda passava com a imagem de N. S. de Nazaré, recebia homenagens. O fies se emocionavam ao verem a Virgem de Nazaré passar, soberana entre os milhares de fiéis que se aglomeravam por cada canto do percurso do Círio, agradecendo as graças alcançadas, carregando um objeto ou rezando em silêncio agradecendo as promessas alcançadas, muitas vezes levando ao choro contagiados pela emoção.

Após a grande procissão foi celebrada uma missa na Praça Santuário, onde a Imagem da Virgem ficará exposta no altar da Praça para visitas dos fiéis durante a quadra nazarena. A Festa de Nazaré segue até o dia 23 de outubro.

História
A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde.

Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio em 1901.

www.chupaosso.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar