26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começou em Belém

26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começou em Belém

Durante a palestra Poética da Infância foi anunciado o novo livro do Programa Escolas que se Abraçam, o qual inclui Óbidos, Pará.

A 26ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começou neste sábado, dia 9 de setembro, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, no estado do Pará. O evento literário, organizado pela Fundação Cultural do Estado, tem como objetivo promover a literatura e a cultura na região.

A feira reúne diversas editoras, livreiros, escritores e amantes da leitura. Durante o evento, os visitantes podem encontrar uma variedade de livros, desde obras literárias contemporâneas até clássicos da literatura brasileira e internacional. Além da venda de livros, a feira também costuma oferecer atividades como palestras, debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e apresentações culturais.

Neste domingo, dia 10, foi realizada a palestra “Poética da Infância: Literatura para pequenos leitores” que contou com a participação das escritoras Selma Maria e Ana Selma Cunha, mediada por Janete Borges. As escritoras abordaram o tema interagindo com a plateia, onde estavam presentes muitas crianças que fizeram perguntas em um ambiente bem descontraído.

A escritora Selma Maria, iniciou sua fala apresentando o Programa Escolas que se Abraçam”, um projeto feito para incentivar a leitura e a escrita de alunos de escolas públicas de países falantes da língua portuguesa. O projeto começou em 2019, e é coordenado pelos escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa.

Atualmente, além de Portugal e Brasil, o “Escolas que se Abraçam” tem como parceiras instituições em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. No Brasil, está presente em Conceição do Mato Dentro (MG), Santos (SP), Óbidos (PA), Dom Joaquim (MG), Salvador (BA) e futuramente estará em São Paulo (SP) e Gramado (RS).

O programa é idealizado, desenvolvido e financiado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro e conta com a parceria de instituições das cidades e países participantes, como Ministérios de Educação, Prefeituras e Secretarias Municipais.

Uma das novidades anunciadas durante a palestra foi o próximo livro do projeto, que será lançado ainda este ano e terá Óbidos, no estado do Pará, como cenário. A obra será ilustrada com as fotografias de João Canto e apresentará cartas trocadas entre os alunos da Escola Inglês de Souza e alunos de uma escola em Portugal, promovendo a interculturalidade e a literatura infantil.

A 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes estará funcionando no período de 9 a 17 de setembro de 2023, no Hangar Centro de Convenções. Este ano, os homenageados são a autora, compositora e apresentadora Heliana Barriga e o escritor, jornalista e poeta Salomão Larêdo. A visitação pela feira literária é gratuita, e ocorre das 9h às 21h.

A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é um evento imperdível para os amantes da leitura e da cultura, proporcionando uma experiência única de imersão no universo literário e intelectual da região amazônica e do Brasil como um todo.

FOTOS...

www.obidos.net.br  - Fotos de João Canto

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar