Comunidade do Muratubinha festeja NS da Conceição

Comunidade do Muratubinha festeja NS da Conceição

Muratubinha é uma comunidade localizada na Costa Fronteira de Óbidos, subindo o Rio Amazonas, nas proximidades do Muratuba e do Paraná de Dona Rosa, que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, festejada todo ano pela comunidade, em dezembro, desde 1938.

No sábado, dia 03 de dezembro, iniciou a festividade de Imaculada Conceição, com o Círio, a qual encerra nesta quinta-feira, dia 8. A festividade reuniu por uma semana os moradores do Muratubinha e das comunidades vizinhas, para festejar a padroeira da localidade.

Comunidade do Muratubinha

Muratubinha é considerada uma comunidade de remanescentes de quilombos e sua fundação data da época do século XIX, ainda na época da escravidão.

Quanto ao patrimônio histórico, há a igreja da comunidade que tem sua construção datada de 1857, e com sua festividade realizada sempre no mês de dezembro, e homenageia Nossa Senhora da Conceição.

O maior patrimônio natural desta comunidade talvez seja o próprio Igarapé Muratubinha, um dos afluentes do lado direito do Rio Amazonas, nasce no próprio Rio Amazonas e desagua no Lago Cativo, com 16km de extensão, e cujo nome significa tribo de índios (mura) e forte (tuba). Ele corta ao meio a Comunidade Muratubinha, remanescente quilombola. Este igarapé é fundamental para a comunidade, pois é o único meio por onde os comunitários trafegam via fluvial, tanto para procurar o pescado, uma fonte alimentícia fundamental para esta comunidade, como para ir à cidade comprar e vender gêneros alimentícios e outros.(viconsaga.com.br)

www.chupaosso.com.br

Fotos cedidas por Francerlei

 

Fotos do dia do Círio...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar