Escolas de Óbidos incluídas no Projeto “Reforço Interativo” para estudantes da rede pública

Escolas de Óbidos incluídas no Projeto “Reforço Interativo” para estudantes da rede pública

As escolas de Óbidos contempladas no projeto serão: Escola Inglês de Souza e Escola Irma Firmina.

O Projeto online de Reforço Interativo começou a ser elaborado no início de Maio de 2020, quando as atividades presenciais já estavam suspensas nas escolas e o ensino remoto se consolidava como metodologia em toda rede educacional. O trabalho foi pensado a partir das dificuldades de acompanhamento que, muitos alunos de escolas públicas, estavam vivenciando com o novo formato das aulas.

Carlos Chien fez um relato em suas redes sociais sobre sua inspiração para escrever o projeto em plena pandemia, quando o ensino a distância começou a ser massificado, sendo que muitas pessoas não estavam preparadas para ingressar nessa metodologia, que se dá, na maioria das vezes, via web: “Um belo dia recebi uma mensagem da Sra. Adriene Santos , avó do Kaique Silva Góes, aluno do 4º ano. Na mensagem a vó aflita, pois precisava ensinar seu neto, uma matéria de geografia que não dominava. Após a explicação e ajuda, ela falou que moravam no Pará, Óbidos!”, comentou Chinen.

Inspirado nessa experiência, Carlos Chien, comentou sobre o projeto: “Em novembro, um edital da Embaixada da Austrália, me fez lembrar da vó Adriane e seu neto Kaique. Escrevi um projeto para levarmos o “Reforço Interativo” para duas escolas municipais da cidade”.

Segundo Chien, as escolas contempladas no projeto para a cidade de Óbidos foram: Escola Inglês de Souza e  Escola  Irma Firmina. “Fomos contemplados e hoje (27 de janeiro) foi o dia de anunciarmos à vovó (Adriene Santos) a  boa notícia: duas escolas de Óbidos serão equipadas com sala multimídia e seus alunos farão parte do projeto que foi sucesso ano passado, graças a vó Adriane, centenas de crianças serão beneficiadas”, informou Chien.

Em Óbidos, a pedagoga Tati Bentes, segundo Shien, ajudou Kaique nos estudos, junto com a professora Cleia Picanço, assim como a  professora Wilza Cárlea Baraúna de Aquino que têm dado o apoio à “Passatempo Educativo” como coordenadora, para realização do projeto em Óbidos.

Professora Cleia e Kaique

O Projeto

No final do mês de junho, a Passatempo Educativo lançou o projeto “Reforço Interativo”, uma iniciativa online e totalmente gratuita que utiliza o material pedagógico das aulas para criar brincadeiras e métodos lúdicos de aprendizagem.

Semanalmente, os professores indicam os conteúdos abordados em cada turma da sua escola, sugerindo um tema dentro das disciplinas escolares  – como português, matemática, ciências, artes... – para conduzir o encontro. Com o assunto em mãos, a equipe da Passatempo desenvolve as atividades e organiza as reuniões online, que são divididas em classes de até quinze crianças e possuem duração média de quarenta e cinco minutos.

Além das atividades com cada turma, também há competição e gincanas interescolares, onde os alunos são separados em equipes e ganham pontos ao cumprirem os desafios propostos em jogos como o “Leilão do Conhecimento” e o “War dos Pequenos Grandes Gênios”, entre outras brincadeiras.

Atualmente, o projeto conta com cinco educadores contratados, atendendo vinte e uma escolas dos municípios paulistas de Cotia, São Paulo, Campos do Jordão, Jandira e Mococa, além de duas escolas no interior da Bahia, agora com duas escolas em Óbidos.

Para os próximos meses, há a integração prevista de mais escolas na agenda da Passatempo e do projeto Reforço Interativo, inclusive após o retorno presencial das aulas ou adoção do modelo híbrido de ensino.

Passatempo Educativo

A Passatempo Educativo é uma ONG, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atua há quase vinte anos na promoção de uma educação não formal. O público alvo dessa iniciativa são os estudantes do ensino fundamental e a missão do projeto é impactar, positivamente, o aprendizado, o conhecimento e a educação, incentivando os alunos de maneira lúdica e divertida.

CURSO

O Projeto Reforço Interativo, trabalho pensado a partir das dificuldades de acompanhamento que, muitos alunos de escolas públicas, estavam vivenciando com o novo formato das aulas. O curso Recreatur em Rede é baseado nessa proposta que foi reconhecida pela Embaixada da Austrália como “melhor projeto educacional em resposta aos impactos da Covid-19 no Brasil”, o qual está sendo oferecido para estudantes de Pedagogia.

Serviços

Curso Recreatur em Rede

Resumo Público-Alvo: Estudantes de Pedagogia
Objetivos: Colocar em prática o uso da recreação pedagógica e aprendizado de ferramentas tecnológicas que transformam as aulas online em algo totalmente interativo.
Instruções e inscrição em:
http://passatempoeducativo.org.br/recreatur/
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
OSCIP Passatempo Educativo
Carlos Chinen: (11) 99757-9540

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar