Todas as etapas de ensino tiveram aumento de matrículas em jornada ampliada no estado.
Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado do Pará ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas do ensino da rede pública desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches do Pará passou de 20,7% para 22,6% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, saiu de 4,5% para 7,4% no mesmo período.
Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual quase dobrou. Saiu de 6,7% em 2022 para 13,2% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi ainda mais significativo, de 5,9% para 14,5%. No ensino médio, o crescimento também foi expressivo, de 5,2% para 12,3 % no mesmo período. Considerando todas as etapas, no Pará houve aumento de 6,6% em 2022 para 13,2% em 2024.
NACIONAL – Em todo o país, entre 2022 e 2024, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024. O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Considerando todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.
O PROGRAMA – O Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias, ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. O programa incentiva a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral e a prioriza as escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O Governo Federal fornece assistência técnica e financeira, considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
FONTE: Agência Brasil