À FESTA JÁ COMEÇOU, texto de Otávio Figueira

À FESTA JÁ COMEÇOU, texto de Otávio Figueira

Por Otávio Figueira.

Diante de meus modestos escritos/textos acerca de nossa Óbidos, há curiosidades de conterrâneos que sempre interpelam-me, querendo dirimir dúvidas sobre minha "fértil" memória(segundo eles) em se tratando dos temas abordados.

É-me grato, porém, contextualizar que, tudo que comento, fundamenta-se basicamente na visão que presenciei e convivi durante minha infância e início da adolescência, pois, por motivos de continuar os estudos, sonho de todo interiorano desafortunado, fui "obrigado" a deixar o convívio de amigos, familiares e, obviamente, minha Terra, para enfim, hoje, usufruir do que conquistei com meus familiares.


Residencia na Praça de Sant´Ana

A quadra carnavalesca que ora acontece, nos remete a momentos nostálgicos e emotivos sempre pavimentando caminhos em busca de recordações que tocam nossos corações e sentimentos afins.

Reporto-me, contudo, à D. Flávia, que habitou por muito tempo nessa histórica residência(fotos), hoje extenuada, e que em períodos de folia era bastante solicitada no quesito "aluguel de dominó", procedimento que foi "transferido", posteriormente, à sua filha, D. Risete.

Por outro lado, não nos esqueçamos do bom atendimento do extrovertido, espirituoso e saudoso Sr. Carlos Simões em seu bar, nas preliminares dos majestosos bailes da ARP, agitando e encorajando os tímidos jovens a "conquistarem" pretensas namoradas, estimulados pelas "batidas" tradicionais de cachaça, adicionadas de ki-suco, groselha, limão, mel de abelha, entre outros sabores. É claro que, entre uma dose e outra servida a um cliente, ele também gostava de ingerir uma "prova" de seu feito, mas com todo cuidado de olhar pela cortina para não desagradar sua amada esposa. Saudosos tempos!

Portanto, o carnaval de rua tem a cara dos obidenses. O show de ontem à noite, em plena segunda-feira, com o bloco Pai da Pinga arrastando uma multidão incalculável de pessoas, incluindo crianças, pelas ladeiras da cidade, mostrando além da brincadeira familiar, o carisma, a criatividade de um povo sem igual anunciando efetivamente que a festa já começou. Feliz carnaval na paz!

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar