Wander de Andrade

Wander de Andrade

O compositor Wander de Andrade, artista amazônico da cidade de Óbidos, desenvolve através de suas canções, um olhar atento, sobre sua Amazônia e que se estende universalmente. Lida feito artesão com as palavras o que o torna também um letrista amadurecido para confeccionar as canções que propomos para ele compor.  A qualidade maior num compositor é ter algo a dizer, é justamente fazer uso dessas linguagens para erigir sonhos e devaneios...    E nessa construção do imaginário amazônico que Wander de Andrade nos leva numa viagem onde se misturam vidas, historias, sabores, alegrias, tristezas...enfim, as realidades do povo da Amazônia. Nosso obidense   soube como poucos refletir nas suas músicas, o canto, o sentimento da natureza, dos homens e mulheres dessa região. Observador atento aos sons da natureza, das mínimas mudanças nos rios e nas almas das pessoas.

E desse jeito, nós moradores do mundo, temos a possibilidade de sentir a imensidão das águas e das matas através das canções deste talentoso compositor.

Parece que foram as águas que o escolheram para documentar os seus sentimentos, feito melodias e palavras. Pois mesmo sem ter formação acadêmica em música, nosso obidense, soube escutar e traduzir esses sons no seu violão e nas suas canções, com maior felicidade que tantos outros músicos de conservatório fazem.

E por isso que nós precisamos destes artistas, porque eles tem algo a  nos dizer, porque é a mesma Amazônia, que tem algo para nos dizer,  ela se serve dos seus filhos para nos mostrar a sua realidade.

Para mim é um grande prazer poder escrever sobre este artista-antropólogo   que enobrece o trabalho musical dessa região, tenho a honra de contar como meu grande parceiro musical e amigo.  Sérgio Ábalos (Compositor e Violonista argentino)

Wander de Andrade é obidense, filho de Maria Jose Barbosa de Andrade é Romualdo Amaral de Andrade, é o quarto dos sete filhos, casado com a cantora e compositora santarena Ádria Góes e pai da pequena Sophia Góes de Andrade . Um dos compositores mais premiados em festivais da canção. Tricampeão do Festival de Porto Trombetas (2001, 2002, 2005 com as canções Fugitivos da Noite, Porto dos Afogados e Trilha da Quimera, e Tetracampeão do servifest (2012- Cantigas de Quintais, 2013- Viola Quebrada, 2014- Terreiro de Alucina, 2015- Santa Maria del Mar Dulce). Participa ativamente de festivais. Tem formação em Ciências Sociais, Antropologia (UFpa- Belem). Professor da Rede pública e particular em Santarém. Tem parceria com Sergio Abalos, Edmar de Andrade, Ádria Góes, Sebastião Tapajos, Eduardo Dias, Grupo Imbauba, Zé Mario Filho, Wanderlei Brandão, Niltinho Moda, Nelson Vinencce, Jadir Ataíde.

MÚSICAS

Download
Name
Play
download
Trilha de Quimera
Wander de Andrade

download
Mulheres que Bezem
Wander de Andrade/Wander Andrade

download
Beija Flor
Wander de Andrade

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS