Entrevista com Dino Priante sobre seu livro “Óbidos de Antanho”

Entrevista com Dino Priante sobre seu livro “Óbidos de Antanho”

O obidense Berardino João Tadeu Savino Priante, conhecido  como Dino Priante é Engenheiro Civil pela UFPA, militou como bancário durante trinta anos, dos quais vinte anos como gerente, após aposentadoria formou-se em Direito. É um memorialista nato e cronista apreciado por sua extraordinária capacidade de registrar em seus escritos fatos que escapam do conhecimento de muitas gerações de obidenses. É também membro da Academia Artística e literária de Óbidos – AALO, o qual nos concedeu esta entrevista, que fala de seu livro “Óbidos de Antanho”, Crônicas de Dino Priante.

Veja a entrevista:

Obidos.Net.Br: Como surgiu a ideia inicial para publicar o  Livro “ÓBIDOS DE ANTANHO”?

Dino Priante: Meu primo e padrinho, Dr.José Benito Priante, escreveu o livro “Pegadas em meu Caminhos”, onde narrava alguns casos que aconteceram em nossa Óbidos.Com isso achei que poderia narrar muitas passagens de minha infância e pré adolescência vividas em nossa cidade. Minhas crônicas eu divulgava nos sites ligados a nossa Óbidos e os leitores me cobravam que colocasse todos esses artigos em um livro.

Obidos.Net.Br: Fale um pouco sobre a sua obra?

Dino Priante: Tenho catalogado mais de cem crônicas e para que não ficassem  muito volumoso, e aconselhado por escritores, resolvi dividir o livro em volume I e II. O volume I, Óbidos de Antanho, escrevo sobre, o Mercado Municipal, Curro, Pedra Grande, Boi do Antonico pé de Arpão, Arara de dona Maria Ramos, Bar Andrade, Maior furto em Nossa Cidade e muitos outros eventos que aconteceram em nossa querida Óbidos.

Obidos.Net.Br: Qual sua opinião sobre a leitura atualmente?

Dino Priante:  A leitura hoje, com a internet, está deixando os livros em papel de lado, muitos livros são digitalizados, e as pesquisas se tornam mais fácil, acessando os “sites” de informação.

Obidos.Net.Br: Com o advento da Internet o Sr. acha que os jovens estão lendo mais ou menos livros?

Dino Priante:  Como falo acima, com a facilidade da internet, podemos acessar jornais, revistas de todo o Mundo, instantaneamente. Algum acontecimento, que ocorre na Itália, acesso o La Repùbblica, Corriere della Sera ou delle Sport. Músicas de qualquer época, acredito que o homem de hoje, não consegue viver sem internet e celular..

Obidos.Net.Br: Vai ter lançamento de seu livro em Óbidos ou outro lugar?

Dino Priante: Ainda não defini, mas gostaria de lançar em Óbidos e aqui em Belém, talvez em Manaus, onde a colônia obidense é grande.

Obidos.Net.Br: Existe projeto para outro livro?

Dino Priante:  Sim, este é o Volume I, matéria para o Volume II está pronto, até para um terceiro livro.

Obidos.Net.Br: Como adquirir seu livro?

Dino Priante: É muito fácil, é só acionar o ZAP: 91-981566094 ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obidos.Net.Br: Suas considerações finais!

Dino Priante:  Tenho a impressão que  o obidense dos anos cinquenta e sessenta fará um passeio nostálgico lendo o livro, e os mais novos  ficarão  sabendo de muitas coisas que já aconteceram em Óbidos e que não existem mais, como o Curro, a Pedra Grande, o Novo Mundo, Os papudinhos dos anos 60 e por aí vai.

Por João Canto

Óbidos

Veja Mais...

A conquista da Amazônia pela Coroa Portuguesa, no período colonial, século XVII, foi firmada através de uma política de defesa e garantia de...

Artigos

Veja Mais...

Cultura

Veja Mais...

Festas

Veja Mais...

Esporte

Veja Mais...

Óbidos (PA) – O Estádio Ary Ferreira, o tradicional “Aryzão”, foi palco de uma grande final na tarde deste domingo, 30 de agosto de 2025, que ficará marcada...

Pra Você

Veja Mais...

Fotografias

Veja Mais...

As fotos postadas referem-se a postagem do artigo "ÓBIDOS: 326 Anos de História e Cultura", de João Canto.  

Este Quartelfoi projetado pela Comissão da Vila Militar da capital federal, sendo construído em terreno próprio, um pouco abaixo da Fortaleza de...

ÓBIDOS | Conheça a história da Praça Barão do Rio Branco - Antigo Largo da Cadeia, hoje Praça de Sant´Ana. CLIQUE AQUI