Uma descoberta arqueológica rara foi resgatada hoje, sábado (11), no bairro São Francisco, em Óbidos, no oeste do Pará: um artefato, certamente indígena, foi encontrado durante a perfuração de um poço, e recuperado por uma equipe integrada pelo Secretário Municipal de Cultura, Eduardo Dias, pelo presidente da Associação Cultural Obidense, Ronaldo Brasiliense, pelo professor José Júlio Maciel, com o apoio do agente da Polícia Federal, Henrique Barbosa.
Segundo Brasiliense, o artefato indígena foi levado com a autorização da proprietária do poço, onde foi perfurado e ficará sob a guarda do Museu Integrado de Óbidos, onde será catalogado e pesquisado, podendo brevemente ficar em exposição ao público.
Brasiliense também informou que o Policial Federal Henrique Barbosa explicou a senhora que encontrou a peça, que o artefato indígena pertence à União e não pode ser comercializado ou transportado sem autorização legal.
As imagens mostram o artefato, que é uma escultura bastante enigmática, como faces nos vários lados, talhados em uma pedra.
Com informações e fotos de Ronaldo Brasiliense.