Caravana 'Mambembarca' leva espetáculos a Santarém, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer

Caravana 'Mambembarca' leva espetáculos a Santarém, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer

Depois de percorrer seis cidades na Ilha de Marajó e adjacências, a caravana fluvial Mambembarca começou, neste sábado, 10, a terceira e última etapa da viagem que leva teatro ao interior do Pará. Até segunda-feira, 12, três espetáculos foram apresentados na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), unidade de Santarém, fechada ao público interno da instituição, sempre às 19h00. No mesmo período, acontecem duas oficinas de teatro para artistas da cena local.

Na terça-feira, 13, a trupe de artistas, que inclui integrantes do grupo paraense USINA e do Núcleo Macabéa (SP), aporta na cidade de Monte Alegre, onde a mostra de espetáculos acontece no período de 14 a 16, no Salão Paroquial, sempre às 20h, com entrada gratuita. Lá, também serão ministradas mais duas oficinas para atores e atrizes.

Em seguida, no sábado, 17, a caravana retorna a Santarém, desta vez para realizar a mostra oficial aberta ao público em geral. Será de 18 a 21, na Casa da Cultura, também às 20h, com entrada gratuita. Haverá, ainda, a oferta de outras três oficinas. A mostra aos mocorongos terá mini-temporada, dias 18 e 19, da peça Dezuó - Breviário das águas, do coletivo paulista convidado, com atuação do belenense Edgar Castro e dramaturgia do filho de Itaituba Rudnei Borges, ambos residentes em São Paulo. A direção é de Patricia Gifford. Depois seguem as apresentações de Parésqui, no dia 20, com Nani Tavares e Valéria Andrade, e Solo de Marajó, no dia 21, com Claudio Barros - ambos do grupo Usina, idealizador da ação, e Alberto Silva Neto assinando as encenações.

Após as apresentações em espaços fechados, é proposto ao público presente participar de uma conversa com os artistas da trupe sobre questões relacionadas às poéticas apresentadas, todas ligadas a temas amazônidas.

Completando a programação, tanto em Monte Alegre quanto Santarém, acontecem sessões do espetáculo-cerimônia Pachiculimba, criação mais recente do USINA, com atuações de Claudio Barros e Cláudio Melo, além de encenação de Alberto Silva Neto, sempre a céu aberto e ao entardecer em locais a serem definidos in loco, para um público de 30 participantes convidados.

De Santarém, a caravana fluvial segue, ainda, para Óbidos, dias 23 e 24, e Alenquer, dias 25 e 26, onde encerra uma maratona de 55 dias e que terá percorrido 11 cidades ribeirinhas do Pará.

Mambembarca - O teatro vai de proa pelos rios do Pará é um projeto idealizado e coordenado pelo grupo USINA, com financiamento do Programa Rumos Itaú Cultural e apoio de Fundação Cultural do Pará, Centro de Danças Ana Unger e Sol Informática.

FONTE: usinateatro.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar