A movimentação no Cemitério São João Batista, em Óbidos, iniciou cedo neste sábado, dia 2, Dia de Finados. Em torno da Capela foi celebrada uma missa pelo Padre Davenir, onde os obidenses participaram da celebração e em seguida visitaram seus entes queridos.
Centenas de pessoas chegaram logo cedo no Cemitério São João Batista, levando flores e acenderam velas aos seus entes que partiram. Ao redor das sepulturas, uma história, uma lembrança diferente. Uns mais serenos conseguem relembrar a perda de maneira menos dolorosa, outros emocionados pelas perdas mais recentes.
A expectativa é que até o final do dia o Cemitério São João Batista receba milhares de visitantes, pois é o único cemitério da cidade de Óbidos, onde os obidenses enterram seus entes queridos, que partiram desta vida para o reino de Deus.
FINADOS
Segundo dados históricos, o costume de orar pelas pessoas falecidas é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs.
Quanto a data de 2 de novembro, se deve a Santo Odilon. Segundo ele, como 1º de novembro é festejado todos os Santos, um dia depois dever-se-ia celebrar a memória dos falecidos.
A Igreja Católica oficializou a celebração do Dia de Finados em 1311 e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.
www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade
VEJA AS FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/3008-em-obidos-dia-de-finados-inicia-com-missa-no-cemiterio-sao-joao-batista#sigProId9e37a5c48d