Papa Francisco eleva diocese de Santarém a Arquidiocese e nomeia arcebispo

Papa Francisco eleva diocese de Santarém a Arquidiocese e nomeia arcebispo

O Papa Francisco erigiu, no dia 5 de junho, a Província Eclesiástica de Santarém (PA). Com este ato, elevou a então diocese paraense a sede Metropolita. Nesta quarta-feira, 6, o Papa Francisco nomeou como primeiro arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. O Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses.

A nova Província Eclesiástica terá como sufragâneas a diocese de Óbidos (PA), a prelazia de Itaituba (PA), a nova diocese do Xingu-Altamira (PA) e a nova prelazia de Alto Xingu-Tucumã (PA), criadas neste mesmo dia.

A Igreja Particular de Santarém foi erigida canonicamente como prelazia territorial de Santarém, em 21 de setembro de 1903, com territórios desmembrados da então diocese de Belém do Pará. A elevação a diocese foi em 16 de outubro de 1979, por São João Paulo II.

O território se estende por 171.906 quilômetros quadrados. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias distribuídas nos municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Monte Dourado e Prainha, todos no estado do Pará.

Santarém será, a partir de agora, a segunda arquidiocese no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Irineu Roman

O arcebispo da nova diocese paraense é dom Irineu Roman. Nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, o prelado é natural de Vista Alegre do Prata (RS). Nasceu no dia 10 de agosto de 1958. Religioso da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, foi ordenado presbítero em 1º de janeiro de 1990 e bispo em 19 de março de 2014.

Dom Irineu é atualmente bispo referencial da Pastoral do Turismo e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Posse

Em 06 de novembro de 2019 foi nomeado pelo Papa Francisco como primeiro arcebispo da Arquidiocese de Santarém, com posse no dia 02 de fevereiro de 2020, Festa da Apresentação do Senhor, às 9h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição - Igreja Matriz de Santarém - PA.

FONTE: CNBB

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS