Audiência Pública realizada em Óbidos debate Linhão Oriximiná-Juruti-Parintins

Audiência Pública realizada em Óbidos debate Linhão Oriximiná-Juruti-Parintins

Foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 06, em Óbidos, a Audiência Pública para apresentação e discussão dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA) do empreendimento Linha de Transmissão 230 kV Oriximiná-Juruti-Parintins, passando pelo município de Óbidos.

A Audiência Pública aconteceu no Cliper de Sant´Ana, onde estiveram presentes autoridades municipais, representantes da empresa Parintins Amazonas Transmissora De Energia S.A responsável pelo empreendimento, representantes do IBAMA, do INCRA, de entidades não governamentais e público em geral.

Maurício Scovino, diretor de operações da empresa Parintins Amazonas Transmissora De Energia S.A, responsável pelo empreendimento, falou sobre a importância do linhão para os Municípios e citou como benefício a qualidade de energia que chegará aos municípios, a geração de emprego e renda. “É um projeto que vamos tentar antecipar, pois quanto mais rápido colocarmos esse empreendimento de pé esses benefício virão para a região”, comentou Maurício.

Questionado sobre os impactos ambientais, Maurício comentou: “Dentro do aspecto ambiental, hoje apresentamos os estudos ambientais que foram feitos e apresentados ao IBAMA. Em todo projeto desse porte existem sim impactos ambientais, não só os impactos positivos, mas também tem os impactos negativos.  Entretanto, o IBAMA como órgão fiscalizador  e responsável irão definir como nós empreendedores temos que mitigar esses impactos, então, ao longo do processo isso será definido e nós não vamos medir esforços e recursos para mitigar esses impactos”.

Flávio de Souza, analista ambiental do IBAMA informou que estava presente no sentido de discutir o processo de licenciamento o qual comentou: “Estamos no meio do processo de licenciamento ambiental, no sentido de saber se o empreendimento é viável ou não, do ponto de vista ambiental. O IBMA fará a análise, que é um processo longo que a gente faz, analisando todo o estudo do impacto ambiental, levando em consideração as visitas nas áreas e informações coletadas nas quatro audiências. O próximo passo é terminar a análise e fazer o parecer decidindo sobre a viabilidade ou não do empreendimento”, informou Flávio.

Empreendimento

As Novas subestações estão previstas para ampliação da SE Oriximiná 500 kV/230 kV; Subestação Rebaixadora Juruti 230 kV/138 kV; Subestação Rebaixadora Parintins 230 kV/138 kV). Segundo o Ministério de Minas e Energia, o período de execução está previsto de março deste ano até 2024, angariando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. O loteamento perpassa os municípios de Parintins, no Amazonas, e Juruti, Óbidos e Oriximiná, estes no Pará.

As Audiências Públicas para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) referente ao empreendimento já aconteceram em Parintins (04), em Juruti (04), em Óbidos (06) e ainda acontecerá em Oriximiná, dia 07, conforme informado a seguir:

ORIXIMINÁ-PA

Dia:07/11/2019 às 19h

Local: Escola Estadual de Educação

Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Auditório)

Endereço: Travessa Carlos Maria Teixeira, 3225, Área Pastoral.

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade (01) e odirlei Santos (02)

VEJA AS FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar