Aulas de inglês são promovidas através de atividades voluntárias em Juruti

Aulas de inglês são promovidas através de atividades voluntárias em Juruti

Colaboradores da Alcoa, ministram as aulas no campus da Ufopa

Promover o ensino da Língua inglesa e interagir com o meio acadêmico. Essa é a proposta do “1° Programa de Instrução Voluntária de Inglês em Grupo para Acadêmicos”, promovido pela Alcoa e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no Campus de Juruti. Ao todo, 26 alunos que estão concluindo o curso de graduação, terão oportunidade de ter aulas com profissionais da Alcoa.

 “Os profissionais que vão ser inseridos no mercado de trabalho precisam muito dessa capacitação em inglês. A gente sabe, principalmente, nessa atividade de mineração, que a realidade exige muito a qualificação da linguagem tendo este requisito básico. Com este curso, temos uma oportunidade muito boa para os alunos de graduação da UFOPA. Espero que seja proveitoso para todos os alunos e a gente agradece a Alcoa e toda a parceria que tem realizado para atender mais uma demanda da comunidade e dos alunos de Juruti”, destaca Rafael Silva, Diretor do Campus da UFOPA em Juruti.

Turma de alunos e professores do curso de inglês voluntário em Juruti

O projeto teve seu plano piloto desenvolvido em 2018, quando a Alcoa realizou um curso de treinamento e capacitação com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para 2022, a ideia foi expandir as atividades ofertando curso básico por meio de aulas com profissionais da empresa que fazem parte do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D Alcoa) ligado ao Departamento de Recursos Humanos da Alcoa Juruti

Os profissionais darão o apoio pedagógico e logístico em parceria com a direção da universidade, multiplicando o conhecimento. Serão 18 instrutores e cada um será responsável por ministrar 2 aulas, sendo um rodízio, com aulas previstas até abril de 2023.

“Este ano, toda a equipe resolveu expandir esse projeto em parceria com a UFOPA e fomos bem recebidos. A gente sabe que agrega bastante valor para os alunos. Estamos felizes por ter iniciado, e agora é uma aventura com os nossos professores voluntários que são funcionários da Alcoa e que também são alunos do nosso curso de inglês interno. Estamos multiplicando conhecimento”, ressalta Eduardo Ávila, Consultor de Inglês da Alcoa e que vai participar as atividades. 

Colaboradores que atuarão como voluntários nas aulas de inglês

Para Beatriz Costa, Analista de Treinamento da Alcoa, o relacionamento com a universidade é uma forma de estreitar os laços com foco no desenvolvimento social e o curso demonstra o compromisso de sustentabilidade e responsabilidade social da mineradora com Juruti.

“Trazer os alunos do programa de inglês para a sala de aula para compartilhar seus conhecimentos e proporcionar essa troca entre o instrutor voluntários e os alunos da Ufopa, reforça nosso compromisso de desenvolver as pessoas”, evidencia Beatriz.

Segundo Lorena Herrera, gerente de ABS, a Alcoa é uma multinacional extremamente reconhecida e vem construindo em Juruti uma relação aprendizado com a comunidade e o curso é um bom exemplo. Natural do Chile, mas radicada no Brasil, Lorena aprendeu o português e em seguida o inglês. Ela pretende compartilhar com os alunos as experiências e os desafios de se aprender um novo idioma.

“É um desenvolvimento dessa turma que está começando no inglês e um desenvolvimento nosso também, pois a gente aprende ensinando. O inglês já é uma segunda língua que eu tenho que aprender, eu vim para o Brasil com 8 anos, sou de Santiago do Chile e sei quais são os desafios de falar uma língua estrangeira e partir para o processo de aprendizagem, absorção e entendimento da cultura. É uma oportunidade ímpar poder mostrar esse caminho para as pessoas”, conclui Herrera.

FONTE: Comunicação/Alcoa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar