Manivas de qualidade foram doadas para agricultores afetados pela seca em Óbidos

Manivas de qualidade foram doadas para agricultores afetados pela seca em Óbidos

No município de Óbidos, localizado na região amazônica, os meses de plantio de maniva em 2023 foram marcados por uma severa seca, devido ao fenômeno climático conhecido como "El Niño". Os agricultores da região enfrentaram dificuldades, sendo obrigados a realizar múltiplos replantios de maniva de mandioca devido à escassez do material genético vegetativo.

Diante desse cenário desafiador, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), lançou uma ação emergencial para ajudar os agricultores afetados. O Programa Maniva-Tapajós, implementado desde março de 2023, foi fundamental nesse processo.

Recentemente, as comunidades de Curumu, Pedra Branca e Arapucu, que fazem parte do programa, colheram um novo lote de manivas de mandioca de alta qualidade genética e fitossanitária. Esse material foi destinado para distribuição gratuita aos agricultores cadastrados e assistidos pela equipe técnica da SEMAB.

Os feixes de maniva, cuidadosamente acondicionados, contendo de 15 a 20 hastes cada, foram entregues aos agricultores beneficiados, que assinaram um termo de doação no ato da entrega. Essa iniciativa visa permitir que os agricultores replantem suas áreas e aproveitem as chuvas que têm ocorrido na região, proporcionando uma nova chance para a produção agrícola local.

A ação demonstra o compromisso das instituições em apoiar os agricultores em momentos de dificuldade e ressalta a importância da cooperação entre poder público e comunidade para enfrentar desafios climáticos e promover o desenvolvimento sustentável na região.

Galeria de Fotos...

www.obidos.net.br  - Informações e fotos Semab

 

Comentários  

0 #1 Regina Sousa vila arapucu 27-02-2024 09:51
Obrigado toda equipe semab nós precisamos muito do apoio técnico de vocês
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar