Sefa, Receita e Polícia Federal aprovam projeto da nova Base Candiru em Óbidos

Sefa, Receita e Polícia Federal aprovam projeto da nova Base Candiru em Óbidos

O projeto da nova Base Candiru, unidade flutuante que será construída no estreito do Rio Amazonas, próximo à sede municipal de Óbidos, no oeste do Pará, foi aprovado em reunião realizada nesta sexta-feira (18), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Belém, com as equipes da Secretaria, Receita Federal e Polícia Federal.

A reativação da atuação conjunta na Base Candiru vem sendo discutida como estratégia de combate à evasão fiscal e a outros crimes na região, com o aumento do controle nos rios. No trecho do Rio Amazonas próximo a Óbidos há grande movimentação de mercadorias, boa parte oriunda da Zona Franca de Manaus (AM).

O projeto foi desenvolvido por Demétrio Hage Neto e Ramon Campos, da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, e prevê a construção de uma base com 492 metros quadrados, ambientes de trabalho e repouso para as três equipes, com capacidade para receber até 36 pessoas.

Após a aprovação do projeto de construção será elaborado o projeto executivo em dois meses. A construção deve ser feita em seis meses, com recursos das três instituições.

Segurança e integração

O titular da Sefa, Nilo Rendeiro de Noronha, disse que a reativação da base em Óbidos será importante para o trabalho de fiscalização de mercadorias em trânsito, e também para aumentar a segurança. “A Secretaria da Fazenda realiza ações em parceria com outros órgãos, principalmente nas áreas de fronteira”, acrescentou.

Para o delegado Ualame Machado, da Polícia Federal, é importante a integração das três instituições. “Com a Base Candiru estaremos mais presentes naquela região para coibir o contrabando e o tráfico de drogas”, ressaltou o policial.

Também participaram da reunião a subsecretária da Sefa, Rute Tostes; o diretor de Fiscalização, Célio Cal; o coordenador da Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Humberto Barros, e técnicos da Diretoria de Administração. Os representantes da Receita Federal foram o superintendente substituto da 2ª Região Fiscal, Marcus Aurélio Antunes, o diretor de Fiscalização, Tito Marcus Coelho, Roseli Guimarães e Plínio Vieira, e os da Polícia Federal os delegados Ualame Machado e Olavo Pimentel.

Por Ana Marcia Pantoja

 

FONTE: Agência Pará

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar