Com o objetivo de fortalecer a gestão turística na Região Turística Rio Amazonas, o Seminário de Regionalização do Turismo reúne, entre os dias 21 e 24 de maio, representantes de secretarias municipais, empreendedores, membros da sociedade civil e conselheiros de turismo dos municípios que compõem a região.
O Seminário é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Oriximiná e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Realizado no âmbito do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, o evento tem como objetivo reunir os principais interlocutores, representantes de secretarias municipais, empreendedores, membros da sociedade civil e conselheiros de turismo dos municípios que compõem a região.
A regionalização é uma política pública com abordagem territorial, e o Programa de Regionalização do Turismo promove a convergência e interação das ações do Ministério do Turismo com estados e municípios. Esse esforço conjunto visa estruturar e desenvolver o setor turístico de maneira sustentável e integrada.
O seminário, que acontece de 21 a 24 de maio, oferece uma série de palestras e capacitações abordando temas cruciais para o desenvolvimento do turismo local. Entre os tópicos tratados estão:
- Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA)
- Programa de Regionalização do Turismo
- Plataforma de Inventários Turísticos (PIT)
- Roteirização Turística
- Pesquisas e produção de dados em Turismo
- Turismo de Base Comunitária
- Indicadores do Turismo do Pará e da Região Turística do Rio Amazonas
- A importância da comunicação e marketing para o Turismo
- Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento do Turismo
- Cadastro Automático de Experiências Turísticas (CAE) – Embratur
- Institucionalização de Instâncias de Governança Regional
- Elaboração de plano de ação para Conselhos Municipais de Turismo
- Promoção de práticas de Turismo Responsável
- Elaboração de Inventário da Oferta Turística
Os municípios envolvidos no seminário incluem Oriximiná (cidade sede), Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Prainha e Terra Santa. Esta colaboração intermunicipal é fundamental para consolidar a Região Turística Rio Amazonas como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional.
FONTE: Comunicação/Prefeitura de Oriximiná