A Prefeitura de Óbidos deu início, nesta semana, às obras de recuperação de um trecho da nova orla da cidade, afetado por erosão e acúmulo de água, resultado de falhas na execução de obras anteriores. O problema, causado pela ausência de um declive adequado para drenagem, vinha gerando a erosão e prejudicando a estética da área.
A construção da nova orla, realizada na gestão anterior, contou com um investimento de R$ 9,9 milhões provenientes do Governo Federal. No entanto, a obra apresentou falhas na parte central, agora corrigidas pela atual administração. Para resolver o problema, a Prefeitura destinou R$ 384.493,29 de recursos próprios e contratou a Empresa A. Protasio dos Santos LTDA, que identificou o problema no projeto original.
Segundo Francisco da Luz, responsável técnico pela intervenção, o mau planejamento do declive foi um dos principais fatores que causou o acúmulo de água. Na primeira etapa da recuperação, foram removidos materiais como madeira e plástico, que bloqueavam a passagem da água. A segunda etapa incluiu o escoramento e compactação do novo material utilizado na obra.
Na próxima fase, será realizada uma análise de declive, por meio de topografia, no sistema de drenagem para garantir a fluidez das águas pluviais e evitar novas poças. O prefeito Jaime Silva destacou a importância de cuidar desse espaço público, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade das obras no município e o zelo pela cidade de Óbidos.
A recuperação da orla é vista como uma ação fundamental para melhorar a infraestrutura e garantir que o local continue sendo um dos cartões-postais da cidade.
Galeria de Fotos....
http://obidos.net.br/index.php/noticias/7361-prefeitura-de-obidos-inicia-recuperacao-de-area-da-nova-orla-atingida-por-erosao#sigProIda035d8e955
www.obidos.net.br – Com informações e fotos Ascom/PMO
Comentários