O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizado neste domingo, 3 de novembro, com a presença de mais de 4 milhões de estudantes em 1.735 cidades brasileiras. A aplicação das provas ocorreu com início às 13h30 e término às 19h, quando os candidatos concluíram a avaliação composta por 45 questões de múltipla escolha em linguagens e outras 45 em ciências humanas, além da redação com o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
A taxa de abstenção apresentou uma leve queda em relação ao ano passado, passando de 28,1% para 26,6% em 2024. Segundo dados preliminares do Ministério da Educação (MEC), a participação dos alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas também aumentou significativamente: 94% dos estudantes inscritos neste ano estão cursando o último ano do ensino médio em instituições públicas, um avanço expressivo em relação a 2023, quando o percentual foi de 58%. Em 14 estados, esse índice chegou a 100%, com exceção do Maranhão, onde 83% dos concluintes se inscreveram.
No Pará, que registrou um total de 247.752 inscritos, a movimentação nas portas das escolas foi tranquila. O estado lidera o número de inscritos na Região Norte, com candidatos em todos os 144 municípios.
O MEC informou ainda que 4.999 candidatos foram eliminados por infrações às regras do exame, como portar equipamentos eletrônicos, sair antes do horário permitido ou não seguir as orientações dos fiscais.
Os estudantes continuarão as provas no próximo domingo, 10 de novembro, quando responderão a questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
www.obidos.net.br - Com informações Agência Brasil
Comentários