Grupo de Teatro de Óbidos Getsêmani se prepara para encenar a via sacra

Grupo de Teatro de Óbidos Getsêmani se prepara para encenar a via sacra

Uma grande demonstração de fé pode ser vista durante a Semana Santa na cidade de Óbidos, quando jovens atores do Grupo de Teatro Getsêmani encenam a Via Sacra pelas ruas da cidade há mais de 20 anos.

Fomos visitar o ensaio dos atores do Grupo Getsêmani, os quais estão se preparando para a encenação da Via Sacra que já faz parte do calendário cultural de Óbidos, há 24 anos, tornando-se um dos eventos culturais bastante prestigiados pela população obidense.

Os ensaios estão acontecendo no Cliper de Sant´Ana e na Praça da Cultura, com a presença de muitos jovens, de vários Bairros da cidade de Óbidos, que há várias gerações vem se revezando nessa encenação. Todo ano há uma renovação no elenco, pois muitos atores que participaram da encenação saem de Óbidos para outras cidades, em busca de estudos ou trabalho.  Os que permanecem, continuam na luta, reorganizam o elenco e repassam os papeis para os mais novos e assim já se vão várias gerações.

Apesar das grandes dificuldades que o Grupo vem enfrentando há anos, referente a questão financeira e para montar o elenco, a força de vontade e a união da juventude que compõe o Getsêmani, fazem com que a encenação pelas ruas de Óbidos sempre aconteça durante a Semana Santa.

Este ano a coordenação é formada pela diretoria da Associação Arte e Cultura Getsemani e a Direção Geral da apresentação que está sob responsabilidade de Geandre Reis.

Quanto a programação, a apresentação da via sacra está prevista para quinta e sexta-feira Santa, assim:

- Na quinta-feira santa à noite, na Praça da Cultura, será encenado o primeiro ato, encerrando com a procissão do fogaréu até o Cliper de Santa Terezinha.

- Na sexta-feira santa será realizado a apresentação do segundo ato, que sairá de Santa Terezinha, percorrendo algumas ruas, até em frente a Justiça do Trabalho, onde acontecerá a crucificação e a ressurreição de cristo.

Segundo informações de Lourdes Bentes (Lurdinha), Coordenadora do Grupo de Teatro Getsmani, o grupo trabalha com a ideia de inovar, sem perder a tradição principal que é a caminhada na sexta-feira.

Lurdinha também comentou sobre a infraestrutura, figurinos e outros: “Estamos buscando parcerias e apoios financeiros e humanos que possam contribuir e somar com grupo para que possa realizar mais uma vez esse espetáculo de arte, fé e religiosidade”.

O Grupo de Teatro Getsêmani conta com a ajuda de muitos obidenses, como também com a força de vontade do Grupo, portanto, quem estiver disposto a ajudar é só entrar em contato com Coordenação do Grupo.

www.chupaosso.com.

Fotos de Vander N Andrade

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar