A Arte de Gabriel Viana

A Arte de Gabriel Viana

Ângelo Gabriel Viana Jordão é obidense, tem 18 anos, é conhecido artisticamente como Gabriel Viana e é filho de Mara Viana e Wilson Jordão Filho. Gabriel está cursando o  2º ano do ensino Médio na escola Maurício Hamoy, o qual é artista plástico, que nesta matéria mostraremos as suas obras.

Gabriel Viana iniciou sua arte quando participava do “Carnaval Virtual”, em Óbidos. Iniciou fazendo desenhos de fantasias como carnavalesco virtual e só começou a trabalhar com a pintura após conhecer o pintor Jorge Mamede. “Tenho ele como um pai nas artes, pois ele me deu as primeiras dicas nos trabalhos em telas e me deu um enorme incentivo”, comentou Gabriel.

Obra de Gabriel Viana sobre o Mascarado Fobó

O principal tema de suas telas é voltado para a questão do Imaginário Caboclo, nessa "Encantaria Amazônica"* que o inspiraram.  Também gosta de se expressar através de suas obras usando a técnica do abstrato ou surrealismo.

Perguntado se tinha algum artista que o inspira, Gabriel respondeu: “Bom, existem vários, rsrsrsrs. Eu me inspiro muito nos artísticas de Parintins que hoje em dia são praticamente meus Tutores na arte como: Glaucivan, José Trindade, Josinaldo, Wilton Cesar entre outros. Também me inspiro em artistas da nossa terra como:  Naldo, Nil Cerdeira, Jorge Mamede, Orlando Nascimento, Albino Junior principalmente e João Bosco”.

Sobre suas obras, Gabriel Viana comentou: “As minhas obras são bem recheadas de contextos históricos, é isso que diferencia o meu trabalho, elas abordam o Lendário, o histórico e até mesmo o pessoal”.

Obras de Gabriel Viana, nova geração de artista obidense

Gabriel tem planos para o futuro, sendo que um deles é expor seus trabalhos em Óbidos, como também fora de Óbidos. “Sou um jovem que busco bastante o crescimento e aprimoramento. Quero ser exemplo para a minha geração. Busco sempre passar em minhas falas que, elas têm força e poder para conquistarem, pois Óbidos está recheada de grandes talentos, só falta serem dadas verdadeiras oportunidade a eles”, comentou Viana.

Gabriel geralmente divulga suas obras em suas redes sociais como no Facebook e no Instagram, ambos com o mesmo nome Gabriel Viana. Gabriel também leva suas obras para expor nas praças durante os finais de semana.

Contatos de Gabriel Viana: Facebook: Gabriel Viana; Instagram: Viana6628; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

* Encantaria é uma forma de manifestação espiritual e religiosa afro-ameríndia, praticada sobretudo no Piauí, Bahia, Maranhão e Pará. Pode estar associada a diversas religiões presentes nesses estados, como a Pajelança ou Cura, o Terecô (Mata ou Encantaria de Maria Bárbara Soeira), o Babaçuê e o Tambor de Mina.

Por João Canto

www.obidos.net.br

Comentários  

+1 #1 ARENILDA GOMES DE PA 29-01-2022 19:57
Esse menino é uma grande inspiração aqui dentro de óbidos, ou seja, um exemplo de pessoa um grande artista em sua inspiração eu sou uma pessoa que o admiro muito pelo seu talento, espero que esse menino junto com seu talento sejam reconhecidos mundialmente pelo que faz, aqui dentro da cidade de óbidos tem grandes talentos que precisam de motivação para serem reconhecidos lá fora, mais é uma pena que os mesmos têem que se ausentarem pra irem em busca do sucesso ....
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar