BELÉM: Fernando Canto lança o livro "A Água Benta e o Diabo"

BELÉM: Fernando Canto lança o livro "A Água Benta e o Diabo"

Fernando Canto apresentou seu livro, "A Água Benta e o Diabo", em um evento especial realizado na noite de quinta-feira, dia 14, no espaço literário da Feira Pam Amazônica do Livro, realizada em Belém do Pará.

O lançamento desta obra literária, escrita pelo autor obidense/macapaense Fernando Canto, intitulada "A Água Benta e o Diabo", foi um momento marcante para os amantes da boa leitura e os amigos do autor, reunidos no Estande da Editora Paka-Tatu.

O Livro

O livro "A Água Benta e o Diabo" tem uma história que remonta a 34 anos atrás, quando Fernando Canto concluiu seu curso de Especialização em Teoria Antropológica na UFPa, ministrado pelo doutor Heraldo Maués, em 1988. O texto foi publicado pela primeira vez após sua participação em um concurso de monografias da Cata Indústria Têxtil de Belém-PA, em 1990, no qual saiu vencedor junto com outros trabalhos.

Em 1998, a Fundação de Cultura do Amapá - Fundecap, decidiu republicar a obra, reconhecendo que o "ensaio do sociólogo Fernando Canto sobre as questões conflitivas entre a ideologia do catolicismo e os agentes populares do Marabaixo em Macapá, vem oportunamente preencher lacunas sobre uma das mais importantes manifestações do Amapá."

"A Água Benta e o Diabo" narra a saga do Marabaixo em Macapá e a resistência dos populares em mantê-lo vivo, apesar das adversidades. A obra aborda o conflito entre a Igreja, que busca impor sua influência, e os negros, com sua irreverência e determinação em preservar a festa do Divino. O título do livro foi inspirado por uma declaração de Dom Aristides Piróvano durante uma entrevista para um jornal: "Folclore é folclore, religião é coisa séria e não podemos misturar as duas coisas. A igreja não é contrária à diversão do povo, mas não se pode misturar água benta com o diabo."

Nesta edição da Paka-Tatu, o livro inclui alguns textos previamente publicados pelo autor, que buscam esclarecer ainda mais os elementos dos rituais do Marabaixo, que evoluíram ao longo do tempo, acompanhando as mudanças nos locais de realização, na tradição e nas identidades em constante transformação.

"A Água Benta e o Diabo" é uma leitura imperdível para quem deseja compreender as complexidades do Marabaixo e as questões culturais e religiosas que o envolvem.

Álbum de Fotos....

www.obidos.net.br

Comentários  

0 #1 Andreia da Silva Lopes 16-09-2023 07:45
Parabéns Fernando Canto. Foi um encontro belíssimo.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar