Entrevista com Melina Braga, Secretária de Saúde de Óbidos, que fala sobre atendimento nas UBS´s

Entrevista com Melina Braga, Secretária de Saúde de Óbidos, que fala sobre atendimento nas UBS´s

Entrevista com a Secretária de Saúde de Óbidos, Melina Braga, que fala sobre os antedimentos nas Unidades Básicas de Saúde - UBS´s, entre outros assuntos referentes a saúde em Óbidos. Veja a entrevista:

Referente ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde por conta da redução dos médicos

Melina: Nós tivemos a redução dos médicos brasileiros nas unidades básicas de saúde, não foi tão impactante porque existem os oito médicos cubanos que continuam a atender nas seis unidades da zona urbana e um no distrito do Flexal.

Quanto aos atendimentos

Melina: Nós temos uma assistência de 16 vagas distribuídas pela manhã e 16 vagas distribuídas todas as tardes, em todas as unidades básicas de saúde. Nós temos agendamentos de 10 vagas e temos distribuição de fichas de seis vagas, também em todos os períodos, pela manhã e tarde. Os agendamentos são para atendimentos prioritários que são: grávidas, hipertensos, diabéticos e crianças. Os adultos que são desse grupo de risco que falei, eles são atendidos através de distribuição de fichas.

Quanto aos agendamentos

Melina: Os agendamentos são feitos e muitas vezes sobram vagas, de duas a três vagas por dia em cada unidade. Então a gente percebe que existe uma boa demanda, mas existe sobra de vagas. Muitas vezes a população não procura a unidade básica e acaba buscando atendimento no 24h (urgência e emergência), que chega a ser um equívoco da população, pois na unidade básica de saúde ela terá o mesmo atendimento do que na unidade de urgência e emergência, ou até melhor.

Melina comparou o atendimento entre as unidades de saúde

Melina: Na unidade de saúde você aguarda o atendimento com mais tranquilidade, sendo que atendimento no 24h (urgência e emergência), não. Porque lá no 24h são atendimento onde chegam pacientes graves, feridos e muitas vezes as crianças ou um hipertenso pode ficar assustado e pode até passar mal. Portanto, o atendimento nas unidades básicas de saúde é mais tranquila e muito melhor para se aguardar o atendimento do que no 24h.

Esclarecimento quanto o atendimento na Unidade 24h, urgência e emergência

Melina: O atendimento na Unidade 24h é só urgência e emergência, ou seja, são problemas súbitos. Por exemplo, se uma pessoa estiver infartando ela vai passar na frente de alguém que esteja precisando fazer um curativo, são atendimentos prioritários e que muitas vezes irrita o paciente. Nós temos que ter essa conscientização e empatia, se colocar no lugar do outro. Atendimentos de nebulização, consultas, no caso se você estiver com um problema de saúde há algum tempo e estiver precisando de uma consulta, você pode estar procurando a unidade básica de saúde e não o 24h.

Quanto as pessoas amanhecerem nas filas pra pegarem fichas de atendimento

Melina: Não há necessidade de haver um acampamento, ou a pessoa chegar de madrugada, ou mesmo chegar na “boca da noite”, pra faze esse tipo de atendimento. Como falei, existe o agendamento, existe a distribuição de fichas, que só começa a partir de 7h nas unidades básica. Muitas vezes a pessoa vai pela necessidade de ser o primeiro a ser atendido. Não importa a ordem da chegada dela, ela vai ser atendida. Não importa se ela é a primeira ou a última da fila, mas se tiver ficha pra ela, será atendida.

Quantos aos horários de atendimento

Melina informou que o horário nas unidades básicas de saúde é de 07:30h as 11:30h e de 13:30h as 17:30h.

Quanto aos médicos cubanos, que uma vez por semana, não fazem atendimento

Melina: Quanto aos médicos cubanos, uma vez por semana, eles têm uma prioridade que é preconizada pelo Ministério da Saúde, pelo Programa Mais Médicos, que eles fazem parte. Ele tem pro obrigação fazer 32 h semanais dentro da assistência da unidade básica de saúde e 8h fora, ou seja, eles têm um dia de aula por semana por meio da internet, e ele fazem isso na casa deles. Eles fazem esse estudo através do portal do Ministério da Saúde e terão que passar por uma prova, não podemos interferir. Então para eles permanecerem aqui é necessários eles cumprirem isso.

Articulação de horários dos médicos

Melina: Antigamente os médicos cubanos saiam somente na sexta-feira e nesse dia não tinha médico em nenhum posto. Então nós fizemos uma estratégia de que cada médico tiraria um dia da semana de folga. Foi feito o sorteio e agora um tira na segunda, outro na terça e assim por diante. Dessa forma os postos não ficam sem médicos durante toda semana.

www.obidos.net.br

Óbidos

Veja Mais...

Artigos

Veja Mais...

Eduardo Figueira. Uma foto, digamos assim, funciona como uma chave que abre o arquivo de nossas memórias. Lembranças que às vezes vêm de lampejos e vão...

Cultura

Veja Mais...

Na última sexta-feira, dia 01 de março de 2024, o auditório do CESUPA - Campus Alcindo Cacela II, foi palco do aguardado lançamento do livro...

Festas

Veja Mais...

Esporte

Veja Mais...

Neste domingo, dia 14, sob um céu chuvoso em Belém do Pará, o estádio Mangueirão foi o palco de uma batalha intensa entre os rivais Paysandu e Clube do...

Pra Você

Veja Mais...

Fotografias

Veja Mais...

As fotos postadas referem-se a postagem do artigo "ÓBIDOS: 326 Anos de História e Cultura", de João Canto.  

Este Quartelfoi projetado pela Comissão da Vila Militar da capital federal, sendo construído em terreno próprio, um pouco abaixo da Fortaleza de...

ÓBIDOS | Conheça a história da Praça Barão do Rio Branco - Antigo Largo da Cadeia, hoje Praça de Sant´Ana. CLIQUE AQUI

ÓBIDOS | Fotos do Balneário do Curuçambá, há 10km da cidade de Óbidos.

ÓBIDOS | No porto de Cima, em Óbidos, fica o monumento centenário, Cabeça do Padre, antigo local de captação de água. FOTOS...   View the embedded...