Ufopa vai ampliar oferta de cursos de graduação pelo Forma Pará

Ufopa vai ampliar oferta de cursos de graduação pelo Forma Pará

Processo seletivo de ingresso em 2023 terá seis cursos de graduação, com lançamento no segundo semestre deste ano.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deve expandir a oferta de cursos de graduação em parceria com o Governo do Estado do Pará, no âmbito do programa Forma Pará. O processo seletivo de ingresso em 2023 está previsto para ser lançado ainda no segundo semestre de 2022.

O Forma Pará tem como objetivo a expansão da oferta de vagas em cursos de ensino superior em municípios onde a oferta pública de ensino superior público não é garantida ou onde não exista a oferta de determinado curso. Os desafios e estratégias do programa foram debatidos em reunião do ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará, Carlos Maneschy, na última sexta-feira, 6 de maio, com a Administração Superior e os diretores de institutos e campi da Ufopa.

Maneschy destacou o papel da universidade como “fonte importante de estímulo à inovação na região”, reconhecendo, em suas palavras, “os avanços institucionais que têm repercutido, de forma muito forte, na qualidade de vida das pessoas da região”.

A reitora Aldenize Xavier apontou o programa como um modelo inspirador e estratégico para a universidade ampliar sua área de atuação. “A Secretaria [de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica] tem sido uma parceira na expansão dos nossos cursos de graduação com o Forma Pará e com os editais de fomento que a Fapespa consegue nos proporcionar”, declarou.

Segundo a vice-reitora, Solange Ximenes, este modelo supre uma demanda de cursos em diferentes áreas de conhecimento e servirá de base para “qualificar de modo concreto a discussão para o Plano de Desenvolvimento Institucional [da Ufopa]”.

A Ufopa tem ofertado cursos pelo Forma Pará desde 2020: Agronomia, em Rurópolis; Engenharia Sanitária e Ambiental, em Novo Progresso; e Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, em Alenquer. Mais recentemente, foi aberta a seleção para Direto, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos.

Para 2023, serão ofertados os cursos de Licenciatura em Geografia (Oriximiná); Licenciatura Integrada em Matemática e Física (Faro); Licenciatura em Ciências Biológicas (Uruará); Licenciatura em Pedagogia (Trairão); Engenharia Civil (Juruti) e Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos).

FONTE: Comunicação/Ufopa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar