Diocese de Óbidos Realiza Cerimônia de Deposição dos Restos Mortais de Dom Floriano Loewenau

Diocese de Óbidos Realiza Cerimônia de Deposição dos Restos Mortais de Dom Floriano Loewenau

A desosição aconteceu na Catedral de Sant´Ana em uma "Capela da Acolhida" especialmente construida para esse fim.

Óbidos, 04 de junho de 2024 – Nesta terça-feira, a comunidade católica de Óbidos se reuniu para um evento de grande importância e reverência: a Cerimônia de Deposição dos Restos Mortais de Dom Floriano Loewenau, OFM. A data, marcada como feriado municipal em alusão ao Dia de Dom Floriano Loewenau, foi decretada pela Lei Municipal nº 2.957/85.

A cerimônia teve início às 19h, com o traslado dos restos mortais partindo da Capela Bom Jesus. A procissão seguiu pelas ruas de Óbidos, conduzindo o cortejo até a Catedral de Sant'Ana. Acompanhada de uma expressiva participação da comunidade católica, a jornada foi um testemunho do profundo respeito e carinho dos fiéis por Dom Floriano Loewenau.

Missa Celebrada por Dom Bernardo em Homenagem a Dom Floriano

Na Catedral de Sant'Ana, uma Santa Missa foi celebrada em memória de Dom Floriano, presidida por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo Diocesano de Óbidos, auxiliado  por outros Padres da Diocese. Em sua homilia, Dom Bernardo destacou a vida e o legado de Dom Floriano, ressaltando seu compromisso com a fé e a comunidade.

Após a missa, os restos mortais foram depositados na Nova Cripta da Catedral, um espaço especialmente preparado para honrar a memória de Dom Floriano Loewenau. Este ato solene marcou um momento de profunda conexão espiritual para os presentes, perpetuando a lembrança de Dom Floriano como um pilar da fé e história da Diocese de Óbidos.

A cerimônia encerrou-se com orações e homenagens como da Diretora da ACOB, Maria Alice, que fez um breve histórico sobre a vida e obra de D. Floriano; a Professora Idaliana, que agradeceu ter convivido com o Padre, consolidando o dia 04 de junho como uma data de reflexão e celebração da vida e obra de Dom Floriano Loewenau, OFM.

Em seguida, aconteceu a cerimônia de deposição de Dom Floriano na "Capela da Acolhida", especialmente construída na Catedral de Sant´Ana, para esse momento. Após, foi aberto a visitação do público presente.

A Diocese de Óbidos e seus fiéis reafirmaram, assim, seu compromisso com os valores e ensinamentos deixados por este ilustre líder religioso.

“Nunca pensei que minhas raízes em Óbidos fossem tão profundas”, Dom Floriano.

Galeria de Fotos....

Dom_Frei_João_Floriano Loewenau, OFM.

Dom Frei João Floriano Loewenau, OFM, nascido em 24 de maio de 1912 e falecido em 04 de junho de 1979, foi uma figura central na Diocese de Óbidos e no Oeste do Pará. Se estivesse vivo, teria completado 112 anos em 2024.

Primeiro Bispo Prelado de Óbidos, Dom Floriano utilizou sua energia e habilidade para desenvolver importantes projetos educacionais, incluindo a fundação do primeiro Curso Secundário com apoio das Irmãs da Congregação Missionária da Imaculada Conceição e a criação da Escola Profissional São Francisco, visando preparar jovens para o mercado de trabalho.

Vídeo....

Governou a Prelazia de Óbidos de 1958 a 1972, quando renunciou em 7 de fevereiro de 1972, sendo sucedido por Dom Frei Constantino Lüers, OFM. Após a renúncia, retornou ao convento franciscano em Florianópolis/SC, onde viveu até sua morte em 1979 devido a uma grave enfermidade. Seus restos mortais foram transferidos para Óbidos.

O dia 04 de junho é uma data comemorativa em Óbidos, marcando a Páscoa Eterna de Dom Floriano e é celebrado como feriado municipal, conhecido como o Dia de Dom Floriano, estabelecido pela Lei Municipal nº 2.957/85. Sua dedicação e obras deixaram um legado duradouro na educação e desenvolvimento da região do Baixo Amazonas.

REVEJA A CERIMÔNIA QUE FOI TRANSMITIDA AO VIVO....

www.obidos.net.br – Foto de Vander N Andrade (1,2 e 3) e Mauro Nayan (4)

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar