Na noite desta quarta-feira, 9 de outubro, Belém foi tomada pela devoção e fé ao dar início à primeira romaria da quadra nazarena: o Traslado dos Carros de Promessas. O evento, que marca o começo das 14 romarias do Círio de Nazaré, partiu do calçadão em frente à Basílica Santuário de Nazaré, às 20h, em direção ao estacionamento do Porto Futuro. O percurso de 5 km foi realizado em aproximadamente duas horas.
Os tradicionais carros que integram a procissão foram: o Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e Carro da Saúde. Além destes, quatro Carros dos Anjos, conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário, também fizeram parte da romaria, carregando símbolos de fé e devoção.
O Traslado dos Carros de Promessas foi oficializado em 2019, mas essa é apenas a terceira edição da romaria desde sua inclusão oficial na programação do Círio. Essa tradição, no entanto, remonta ao ano de 1805, quando foi iniciada por determinação da Rainha de Portugal, Dona Maria I.
A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores expressões de fé do povo paraense e segue com uma série de eventos até o Círio, que acontecerá neste domingo, dia 13 de outubro, dia que atrai milhões de fiéis de todo o mundo. A Festividade de NS de Nazaré se estenderá até o dia 27 de outubro.
FONTE: Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Comentários